Busca avançada
Ano de início
Entree

A influência da estimulação olfatória no desenvolvimento de crises límbicas e mesencefálicas em ratos da cepa Wistar Audiogenic Rats - WAR

Processo: 12/18637-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Norberto Garcia Cairasco
Beneficiário:Poliana Bertti Dutra
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Neuroetologia   Excitação neurológica

Resumo

É achado comum das epilepsias a descrição de eventos sensórios precedentes às crises, as chamadas auras. Um tipo dessas auras envolve a percepção de odores e há relatos de pacientes que conseguem prevenir a ocorrência de crises através de estímulos olfatórios (Efron, 1956). Achados semelhantes foram descritos em modelos animais. No modelo animal de Epilepsia do Lobo Temporal pelo abrasamento elétrico da amígdala, a estimulação olfatória com tolueno suprimiu as crises na maioria dos ratos mesmo com estímulo elétrico 20% acima do necessário para deflagrar uma crise (Ebert e Löscher, 2000). A estimulação olfatória com tolueno também diminuiu a gravidade das crises comportamentais em animais da cepa Wistar Audiogenic Rat (WAR), modelo de crises tônico-clônicas generalizadas por estimulação auditiva aguda e também de crises límbicas pela repetição de estímulos (abrasamento audiogênico) (Bertti et al., 2011; Bertti et al., 2010). O objetivo do presente estudo é avaliar o efeito da estimulação olfatória na expressão comportamental e eletrencefalográfica de crises em animais da cepa WAR. Para isto, a estimulação olfatória será realizada por 15 segundos em ratos machos, previamente à estimulação acústica. Serão avaliados grupos de animais submetidos à estimulação acústica aguda e grupos de abrasamento audiogênico. As substâncias a serem testadas serão salina 0,9% nos animais controle, tolueno (C7H8) (Ebert & Loscher, 1997) e TMT (2,4,5 - trimetil tiazoline; Zibroswski e Vanderwolf, 1997), um componente das fezes de predadores tipo raposa, nos experimentais. Os animais serão submetidos à cirurgia estereotáxica para implantação unilateral de eletrodos de registro no colículo inferior, hipocampo e córtex piriforme. Serão registrados os dados comportamentais e eletrencefalográficos dos estímulos acústicos agudos e também dos 1º, 20º e 21º estímulos acústicos do abrasamento. As crises tônico-clônicas e límbicas serão classificadas pelos índices de gravidade mesencefálico categorizado (Rossetti et al, 2006) e de Racine (1972). A análise comportamental será realizada pelo programa estatístico ETHOMATIC (Garcia-Cairasco et al., 1992) e os dados representados graficamente sob a forma de fluxogramas. Os registros eletrencefalográficos serão avaliados para identificar o perfil do traçado eletrencefalográfico e a presença ou não de descargas epileptiformes nas regiões implantadas. O tecido cerebral será utilizado em análises histoquímicas subsequentes para avaliar a neurodegeneração celular (Fluoro-Jade C) ou a ativação neural (c-Fos), principalmente no córtex piriforme, hipocampo e bulbo olfatório.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DELFINO-PEREIRA, POLIANNA; BERTTI-DUTRA, POLIANA; DE LIMA UMEOKA, EDUARDO HENRIQUE; CORTES DE OLIVEIRA, JOSE ANTONIO; SANTOS, VICTOR RODRIGUES; FERNANDES, ARTUR; MARRONI, SIMONE SALDANHA; DEL VECCHIO, FLAVIO; GARCIA-CAIRASCO, NORBERTO. Intense olfactory stimulation blocks seizures in an experimental model of epilepsy. Epilepsy & Behavior, v. 79, p. 213-224, FEB 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.