Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação da metodologia de análise de perigo e pontos críticos de controle na disposição de efluentes tratados em solos tropicais e seu potencial de uso agrícola

Processo: 12/18774-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Silvana Audra Cutolo
Beneficiário:Jeferson Gaspar dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Microbiologia   Reúso da água

Resumo

A importância do reúso de água na agricultura, principalmente, reúso planejado direto, aplicado de forma racional, com controle de perdas e desperdícios, denominado como "reúso controlado" tem conseguido a atenção no cenário mundial, em decorrência da escassez de água para o desenvolvimento da agricultura no mundo. Como manejo integrado dos recursos hídricos em bacias hidrográficas pretende-se no presente projeto, por meio do uso do sistema de análise de perigos e de pontos críticos de controle (APPCC) como uma metodologia para o gerenciamento de risco, que inclui a identificação, a avaliação e a gestão de análise para o estabelecimento de medidas preventivas para o lançamento de efluentes nos ecossistemas aquáticos, controle sanitário na redução de patógenos transmitidos por águas contaminadas e a disposição de efluentes tratados em solos tropicais. Neste sentido, será realizada a análise do conjunto de tecnologias na produção de efluente tratado de estações de tratamento de esgotos de origem doméstica para avaliar o potencial no emprego em solos agrícolas. A pesquisa será desenvolvida na estação de tratamento de esgotodo município de Lins Trata-se de um campo experimental para pesquisas de utilização de efluente na agricultura que foi criado pela Sabesp e Universidade de São Paulo com suporte financeiro da Fapesp, Finep, CNPq e Sabesp. O campo experimental de Lins apresenta uma área de 6ha e está instalado em um terreno com relevo levemente inclinado em direção ao eixo de uma drenagem. Conta com uma boa infra-estrutura de pesquisa. Os pontos de controle serão estabelecidos de acordo com os processos de tratamento de cada ETE e quanto aos riscos de exposição humana. Os resultados das análises biológicas e físico-químicas dos pontos de controle da ETE serão apresentados com dados quantitativos, valores médios, mínimos e máximos, desvio padrão e intervalo de confiança com nível de significância ad 0.05 consideradas apenas as correlações positivas e negativas, em que correlação por Spearman rs ³ 0,50.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Jeferson Gaspar dos. Aplicação da metodologia de análise de perigo e pontos críticos de controle na disposição de efluentes tratados em solos tropicais e seu potencial uso agrícola. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.