Busca avançada
Ano de início
Entree

As representações cinematográficas sobre Amazônia: 1910-1950

Processo: 12/19055-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Susana Oliveira Dias
Beneficiário:Oscar Hernando Guarin Martinez
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Antropologia visual   Representações   Documentário

Resumo

Este projeto propõe desenvolver uma análise dos processos através dos quais as produções cinematográficas - tanto documentárias quanto de ficção- realizadas entre 1910 e 1950 por exploradores e cineastas norte-americanos e europeus, criaram um conjunto de representações da Amazônia como manifestação de uma prática discursiva e de uma política da construção da alteridade pela convergência e articulação dos discursos da ciência, da cultura popular e das práticas representacionais da alteridade manifestas no cinema da primeira metade do século XX. Por outro lado, procura-se aprofundar nos processos de circulação, difusão e consumo destas imagens e representações além do próprio cinema, no contexto da configuração de uma sociedade moderna de consumo, tentando compreender a maneira em que elas se instauraram como um conjunto de imagens centrais, hegemônicas e dominantes, e uns modos de representação dos sujeitos e da natureza.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARTINEZ, Oscar Hernando Guarin. La Amazonía (des)cinematografiada = 1910-1950 = A Amazônia (des)cinematografada : 1910-1950. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.