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Análise de diferentes métodos de lubri-refrigeração na retificação cilíndrica do aço VP50, com rebolo convencional de carbureto de cilicio preto com óxido de alumínio branco

Processo: 12/19910-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação
Pesquisador responsável:Eduardo Carlos Bianchi
Beneficiário:Raul Ramos Figueiredo
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Retificação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:minima quantidade de lubrificante | Rebolos de carbureto de silício preto com óxido de alumínio branco | Retificação Cilíndrica | Retificação

Resumo

A retificação é um processo de usinagem por abrasão que corrige irregularidades de superfícies de peças. Assim, ao realizá-la é indispensável o uso de fluido de corte, que garantirá o melhor acabamento final dessa peça, devido à melhor lubrificação na sua área de contato com a ferramenta e também por refrigerar as superfícies, evitando que o excesso de calor danifique a peça. Desta forma, o fluido de corte é usado em larga escala pelas empresas em todo o mundo e a busca por novas técnicas de lubri-refrigeração se faz necessária com base na preocupação em respeitar as leis ambientais, cada vez em maior destaque, preservar a saúde do operador e reduzir os custos de produção por meio da diminuição dos resíduos tóxicos provenientes da utilização de fluido de corte nos processos. Diante disso faz-se necessário a busca por soluções que mantenham os mesmos parâmetros de qualidade e acabamento em relação àqueles apresentados nos processos com abundante uso de fluidos de corte e, além do mais, que proporcionem os mesmos resultados tecnológicos, como refrigeração, lubrificação, limpeza dos cavacos da zona de corte, entre outros. Um dos métodos propostos para tal é o de Mínima Quantidade de Lubrificante (MQL), que utiliza baixo fluxo de óleo a elevada pressão, diminuindo, pois, os resíduos finais do processo. Todavia, em diversos estudos já feitos pelo (Grupo de Usinagem por Abrasão) com MQL na retificação, nota-se que há necessidade de aprimoramento dessa técnica com relação à limpeza dos cavacos da zona de corte, onde há a formação de uma "borra" de óleo com cavacos que dão origem a uma pasta que adere à superfície de corte da ferramenta abrasiva e entope os poros da mesma. Esse fato acaba exercendo influência sobre os bons resultados que seriam obtidos com a utilização dessa técnica em função de sua boa propriedade de lubrificação e assim aparecem resultados ruins de acabamento superficial da peça e desgaste do rebolo em relação aos obtidos com uso de fluido de corte em abundância. O aço usado como corpo de prova será o aço VP50, endurecível por precipitação, muito usado na indústria com o molde para injeção de termoplásticos. O rebolo usado é o convencional de carbureto de silício preto com óxido de alumínio branco, com ligante vitrificado. Seu grão apresenta elevada dureza e friabilidade, devido ao carbureto de silício e baixa tenacidade, porém alta dureza, advindos do óxido de alumínio, constituindo-se em uma combinação desses grãos em sua composição. A análise dos resultados deverá ser feita através da avaliação das variáveis de saída do processo de retificação, tais como o comportamento de força tangencial de corte, rugosidade, emissão acústica, relação G (volume de material removido/volume de rebolo desgastado), microscopia óptica e microdureza.(AU)

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