Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto da doença de Parkinson sobre as características cinéticas e cinemáticas da tarefa de levantar e andar em caidores e não caidores

Processo: 12/20498-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Lilian Teresa Bucken Gobbi
Beneficiário:Paulo Henrique Silva Pelicioni
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/18064-5 - Efeito do envelhecimento e do desempenho cognitivo sobre a adaptabilidade da colocação do pé durante o andar, BE.EP.MS
Assunto(s):Cinética   Cinemática   Doença de Parkinson

Resumo

Sendo altamente utilizada durante as atividades da vida diária, a tarefa de levantar e andar (LEA) é caracterizada pela transferência do corpo a frente ao iniciar o andar, antes de chegar totalmente a posição vertical. Quando comparados a jovens, idosos apresentam maior dificuldade em realizar tarefas motoras sequenciais, evidenciada pelo maior tempo de realização e maior separação entre as diferentes fases da LEA. Uma das patologias que marcadamente afeta a capacidade de realização de tarefas motoras sequenciais e que, portanto, pode levar os indivíduos a apresentarem ainda maior dificuldade na realização da LEA é a doença de Parkinson (DP). Sendo assim, mais estudos são necessários devido às características dos comprometimentos motores da DP terem ligação com a LEA, principalmente em relação à diminuição de força muscular (marcante na DP) e dificuldade em iniciar o movimento. Diante disso, o presente projeto tem o intuito de avaliar o comportamento motor na tarefa de levantar e andar em indivíduos idosos saudáveis (15 indivíduos) e idosos com DP sendo distribuídos em dois grupos (caidores - 15 indivíduos e não-caidores 15 indivíduos). Para a distribuição dos indivíduos com DP entre caidores e não-caidores, serão recrutados e selecionados por meio do questionário de investigação de quedas, sendo que se houver pelo menos uma queda no ano, o indivíduo já é considerado caidor. O comportamento motor na tarefa de LEA será mensurado por meio de variáveis cinemáticas (espaciais e espaço-temporais), e cinéticas (centro de pressão, centro de massa e forças de reação do solo). Estas variáveis serão comparadas entre os grupos por meio de análises estatísticas apropriadas (p<0,05).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PELICIONI, PAULO H. S.; PEREIRA, MARCELO P.; LAHR, JULIANA; RODRIGUES, MARIANA M. L.; GOBBI, LILIAN T. B. Biomechanical analysis of sit-to-walk in different Parkinson's disease subtypes. CLINICAL BIOMECHANICS, v. 75, MAY 2020. Citações Web of Science: 0.
PELICIONI, PAULO H. S.; PEREIRA, MARCELO P.; LAHR, JULIANA; RODRIGUES, MARIANA M. L.; DE MORAIS, LUANA C.; MORAES, RENATO; GOBBI, LILIAN T. B. Motor adjustments during time-constrained sit-to-walk in people with Parkinson's disease. Experimental Gerontology, v. 124, SEP 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PELICIONI, Paulo Henrique Silva. Impacto da doença de Parkinson sobre as características cinéticas e cinemáticas da tarefa de levantar e andar, em caidores e não caidores. 2014. 100 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.