Busca avançada
Ano de início
Entree

Os trabalhadores e a cidade: a experiência dos suburbanos cariocas (1890 a 1920)

Processo: 12/20580-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Claudio Henrique de Moraes Batalha
Beneficiário:Cristiane Regina Miyasaka
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Trabalhadores   Primeira República (1889-1930)   Rio de Janeiro

Resumo

Este projeto de doutorado pretende explorar como foi a experiência dos trabalhadores suburbanos cariocas, entre 1890 e 1920. Seu principal objetivo é identificar especificidades e contribuições de tal experiência para a formação da classe operária no Rio de Janeiro.Na virada do século XIX, a então Capital Federal passou por diversas mudanças, dentre as quais se destacaram o fim da escravidão, o início do processo de industrialização e as reformas urbanas realizadas por Pereira Passos. Durante esse período, a zona suburbana da cidade teve um crescimento populacional expressivo.Tendo em vista esse processo, pretendo investigar quem eram esses novos habitantes dos arrabaldes da cidade, de que se ocupavam, como se relacionavam com os demais moradores da zona suburbana e também com policiais e fiscais da municipalidade, quais eram as dificuldades vividas, de que maneira isso os mobilizou para obter melhorias e quais eram as associações existentes. O subúrbio não será apenas um recorte espacial, mas parte do objeto de estudo, já que a intenção é analisar como as peculiaridades da zona suburbana podem ter contribuído para a percepção da condição de classe daqueles trabalhadores.Para tratar das questões propostas, diversas fontes serão utilizadas: imprensa suburbana, jornais de grande circulação, processos cíveis e criminais, autos de infração de posturas, dados dos recenseamentos, estatutos de associações suburbanas, entre outras.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MIYASAKA, Cristiane Regina. Os trabalhadores e a cidade : a experiência dos suburbanos cariocas (1890-1920). 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.