Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil cognitivo de fumantes: relações com parâmetros respiratórios e de estresse oxidativo

Processo: 12/20664-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 09 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica
Pesquisador responsável:Sabine Pompéia
Beneficiário:Raquel de Luna Antonio
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estresse oxidativo   Tabagismo   Psicobiologia   Função executiva   Hábito de fumar   Cognição   Escolaridade

Resumo

O tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. Estima-se que mais de 80% dos fumantes sejam provenientes de países em desenvolvimento sendo a frequência de tabagismo inversamente proporcional aos anos de escolaridade. O tabagismo afeta o sistema nervoso central de diversas formas, dentre as quais se destacam diminuição do aporte de oxigênio ao cérebro e alteração do metabolismo de gasotransmissores como óxido nítrico e monóxido de carbono. Contudo, a relação desses efeitos com o prejuízo cognitivo do tabagismo é pouco conhecida. O presente projeto pretende melhor caracterizar o prejuízo cognitivo de fumantes e determinar como este prejuízo se relaciona com parâmetros respiratórios/estresse oxidativo em adultos jovens com alta e baixa estimulação cognitiva (escolaridade e poder aquisitivo), uma vez que este fator afeta ambos o hábito de fumar e a cognição. O estudo será do tipo transversal e envolverá 80 voluntários saudáveis divididos em 4 grupos de 20 sujeitos (fumantes e não fumantes de alta e baixa estimulação cognitiva). Eles serão submetidos a uma bateria de testes que visa avaliar os domínios cognitivos mais afetados pelo tabagismo (funções executivas, conjunto de domínios baseado nas teorias mais recentes; atenção sustentada; memória episódica). Serão também colhidas informações sobre parâmetros respiratórios por exalado pulmonar, e medidas de esforço cognitivo (mensuração do diâmetro pupilar por filmagem da região dos olhos; assim, não haverá nenhuma medida invasiva. O presente estudo tem o potencial de determinar fatores que predispõem tabagistas ao desenvolvimento de problemas cognitivos e uma possível técnica de redução de danos nesta população.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA DA SILVA, VICTOR HUGO; DE LUNA ANTONIO, RAQUEL; POMPEIA, SABINE; RIBEIRO, DANIEL ARAKI. Cytogenetic Biomonitoring in Buccal Mucosa Cells from Young Smokers. ACTA CYTOLOGICA, v. 59, n. 6, p. 474-478, 2015. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.