Busca avançada
Ano de início
Entree

Colapsabilidade da via aérea superior através da pressão crítica de fechamento durante o sono e do teste de pressão negativa expiratória durante a vigília e sono em indivíduos normais e portadores de apneia obstrutiva do sono.

Processo: 12/20743-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Geraldo Lorenzi Filho
Beneficiário:Raquel Pastréllo Hirata
Instituição-sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Faringe   Fisiopatologia

Resumo

A apneia obstrutiva do sono (AOS) é um distúrbio respiratório caracterizado pelo colapso da via aérea superior durante o sono. Exercícios da musculatura da via aérea superior durante a vigília podem melhorar a gravidade da AOS. No entanto, a relação entre a colapsabilidade da via aérea superior em vigília e sono é mal compreendida. Recentemente validamos a técnica de pressão crítica de fechamento da faringe através da aplicação de pressão variável em máscara nasal durante o sono induzido por midazolam. O teste da pressão negativa expiratória avalia a colapsabilidade da via aérea superior durante a vigília, sendo modificado e validado para o estudo da AOS pelo grupo do professor Insalaco. A hipótese central do estudo é que existe uma correlação entre a colapsabilidade da via aérea superior durante a vigília e durante o sono. O objetivo primário deste trabalho será, portanto, comparar e correlacionar a colapsabilidade da via aérea superior determinada através da técnica de pressão crítica de fechamento durante o sono e do teste de pressão negativa expiratória durante a vigília e sono em portadores de AOS e indivíduos saudáveis. Participarão deste estudo 45 indivíduos de ambos os sexos e com faixa etária entre 18 e 65 anos, que serão divididos em grupos (n=15) de normais, AOS leve e AOS moderada a grave. Os voluntários serão submetidos a prova de função pulmonar, polissonografia noturna completa, avaliação da pressão crítica de fechamento da faringe durante o sono e teste de pressão negativa expiratória durante a vigília e sono. Esperamos contribuir para um melhor entendimento da fisiopatologia da AOS através da avaliação do comportamento da via aérea superior durante a vigília e durante o sono.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HIRATA, RAQUEL PASTRELLO; KAYAMORI, FABIANE; SCHORR, FABIOLA; MORIYA, HENRIQUE TAKACHI; ROMANO, SALVATORE; INSALACO, GIUSEPPE; GEBRIM, ELOISA; FRANCO DE OLIVEIRA, LUIS VICENTE; GENTA, PEDRO RODRIGUES; LORENZI-FILHO, GERALDO. Influence of interface and position on upper airway collapsibility assessed by negative expiratory pressure. Sleep and Breathing, v. 21, n. 3, p. 631-638, SEP 2017. Citações Web of Science: 0.
HIRATA, RAQUEL P.; SCHORR, FABIOLA; KAYAMORI, FABIANE; MORIYA, HENRIQUE TAKACHI; ROMANO, SALVATORE; INSALACO, GIUSEPPE; GEBRIM, ELOISA M.; FRANCO DE OLIVEIRA, LUIS VICENTE; GENTA, PEDRO R.; LORENZI-FILHO, GERALDO. Upper Airway Collapsibility Assessed by Negative Expiratory Pressure while Awake is Associated with Upper Airway Anatomy. JOURNAL OF CLINICAL SLEEP MEDICINE, v. 12, n. 10, p. 1339-1346, 2016. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.