Busca avançada
Ano de início
Entree

Distribuição espacial das internações por tuberculose e sua relação com os indicadores sociais no município de Ribeirão Preto - SP

Processo: 12/20955-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 09 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Ricardo Alexandre Arcêncio
Beneficiário:Isabela Moreira de Freitas
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Tuberculose   Sistemas de saúde   Atenção primária à saúde   Indicadores sociais   Distribuição espacial   Doenças transmissíveis   Controle de doenças transmissíveis   Ribeirão Preto (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atenção primária em saúde | indicadores sociais | internações | Sistema de Saúde | Tuberculose | Doenças transmissíveis, Condições Crônicas

Resumo

A internação por tuberculose (TB) representa um importante indicador da qualidade e efetividade da Atenção Primária em Saúde (APS) e pode as condições sociais de vida e a vulnerabilidade de determinados grupos TB. A metodologia clássica dos estudos epidemiológicos não tem considerado a dimensão espacial e social do agravo. Assim, a investigação tem como objetivo analisar a distribuição espacial das internações por TB segundo os setores censitários e sua relação com os indicadores sociais no município de Ribeirão Preto - SP. Trata-se de um estudo ecológico, cujos dados de internação serão obtidos do Sistema de Informação Hospitalar do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS). Os autores utilizarão como unidade de análise os setores censitários definidos pelo Censo Demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Serão construídos dois indicadores sociais com base nas variáveis do IBGE, considerando a técnica de Análise de Componentes Principais. A construção dos indicadores estará pautada em Kubrusly (2001), que define os procedimentos para a composição de índices a partir de uma base de dados multivariados. Está prevista a análise de cluster por níveis hierárquicos (método de Ward) e a construção dos mapas temáticos para análise da distribuição espacial das internações por TB. Os setores censitários serão classificados de acordo com os Indicadores de Inserção Social e Qualidade dos domicílios em alta (1), média (0,5) e baixa (0). Nas análises espaciais serão utilizados os coeficientes de correlação de Moran e estimador de Intensidade de Kernel. Está prevista também a aplicação da Análise de Correspondência Múltipla. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YAMAMURA, MELLINA; DE FREITAS, ISABELA MOREIRA; NETO, MARCELINO SANTO; NETO, FRANCISCO CHIARAVALLOTI; PASCHOAL POPOLIN, MARCELA ANTUNES; ARROYO, LUIZ HENRIQUE; BANDEIRA RODRIGUES, LUDMILA BARBOSA; CRISPIM, JULIANE ALMEIDA; ARCENCIO, RICARDO ALEXANDRE. Análise espacial das internações evitáveis por tuberculose em Ribeirão Preto, SP (2006-2012). Revista de Saúde Pública, v. 50, . (12/20955-2, 13/03756-9, 11/22834-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FREITAS, Isabela Moreira de. Análise espacial e espaço-temporal das internações evitáveis por tuberculose em Ribeirão Preto, SP, (2006-2012). 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.