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Metodologia participativa com educadores: prevenção ao consumo de drogas psicoativas em instituição escolar

Processo: 12/21109-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Psiquiátrica
Pesquisador responsável:Margarita Antonia Villar Luis
Beneficiário:Jaqueline Queiroz de Macedo
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/22187-5 - Grupo focal com professores sobre uso de drogas pelos estudantes: pesquisa-ação e análise qualitativa, BE.EP.DR
Assunto(s):Prevenção do abuso de drogas   Adolescentes   Transtornos relacionados ao uso de substâncias   Estudos de intervenção   Pesquisa-ação

Resumo

Introdução: Para prevenção no âmbito das drogas psicoativas faz-se mister atuar no cenário em que se encontram os adolescentes, considerados população vulnerável ao início do uso dessas substâncias. A realização de intervenções no ambiente escolar com educadores fornece a possibilidade de ação sobre essa população, devido à proximidade e conhecimento que esses profissionais têm com/sobre os estudantes. Objetivos: geral: Investigar o potencial autoeducativo do educador na prevenção ao consumo de drogas psicoativas entre estudantes, pautado nos princípios de participação e emancipação como instrumento para transformação social; específicos: Identificar as possibilidades de prevenção ao consumo de drogas psicoativas nas escolas; Identificar as necessidades para que a atuação se torne efetiva; Desenvolver uma metodologia que envolva intervenções com educadores frente à temática da prevenção ao consumo de drogas psicoativas por adolescentes; Avaliar os resultados da intervenção com educadores advindas da ação-reflexão-ação. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa-ação que será desenvolvida em quatro etapas articuladas, com em média 20 educadores de uma instituição escolar pública no município de Ribeirão Preto-SP. A primeira constará de inserção no campo e observação participante, os registros advindos da observação participante serão escritos de modo sistemático no diário de campo do observador. Na segunda etapa ocorrerá o levantamento do universo temático, através de entrevistas em profundidade, de modo a permitir o conhecimento do contexto, identificar problemas e vivências com relação ao consumo de substâncias psicoativas entre os escolares e os temas geradores para a etapa seguinte. A terceira etapa constará de Grupos Focais, nos quais os temas geradores serão apresentados em unidades temáticas, visando à elaboração de um plano de ação. E por último ocorrerá à avaliação do estudo de intervenção, após seis meses da realização da última sessão, mediante a efetiva implementação do projeto elaborado pelos educadores. Os resultados serão submetidos à análise de conteúdo e analisados de acordo com o referencial teórico Humanista de Paulo Freire e da Promoção da saúde, na perspectiva da problematização.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MACEDO, JAQUELINE QUEIROZ; KHANLOU, NAZILLA; VILLAR LUIS, MARGARITA ANTONIA. Use of Vignettes in Qualitative Research on Drug Use: Scoping Review and Case Example from Brazil. INTERNATIONAL JOURNAL OF MENTAL HEALTH AND ADDICTION, v. 13, n. 5, p. 549-562, OCT 2015. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MACEDO, Jaqueline Queiroz de. Metodologia participativa com educadores: prevenção ao consumo de drogas psicoativas em instituição escolar. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

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