Busca avançada
Ano de início
Entree

Entre o silêncio e o dizível: um estudo discursivo do currículo de língua inglesa em escolas bilíngues

Processo: 12/21924-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Marisa Grigoletto
Beneficiário:Laura Fortes
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Currículo   Língua inglesa

Resumo

Esta proposta de pesquisa de doutorado se dedicará à análise de discursos produzidos em/por algumas instituições escolares bilíngues na cidade de São Paulo, focando especialmente na questão do currículo de língua inglesa. Partimos do atual contexto de ensino de inglês como língua estrangeira nessas instituições, que têm se multiplicado rapidamente no Brasil nas últimas décadas em decorrência de uma demanda crescente pela aquisição desse idioma cada vez mais cedo (Corredato, 2010; Mello, 2002). O interesse específico no currículo justifica-se pelo fato de que, embora seja um instrumento de formalização importante para a escola bilíngue, sua configuração parece ocupar um espaço de dizeres, que organizam determinadas práticas e saberes, mas também um lugar de silenciamentos (Orlandi, 2002). Entendemos que esse funcionamento discursivo configura-se, por um lado, pelo enfraquecimento/ausência de políticas linguísticas relativas à língua inglesa e, por outro lado, pelo fortalecimento da sociedade de mercado (Orlandi 2007). Assim, buscaremos analisar a constituição do currículo a partir de um olhar discursivo segundo o qual as línguas não podem ser concebidas fora de sua relação com o político e com o histórico (Pêcheux, 1975; Pêcheux, 1983; Orlandi, 2001; Orlandi, 2007).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FORTES, LAURA. The emergence of bilingual education discourse in Brazil: bilingualisms, language policies, and globalizing circumstances. INTERNATIONAL JOURNAL OF BILINGUAL EDUCATION AND BILINGUALISM, v. 20, n. 5, p. 574-583, 2017. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FORTES, Laura. Entre o silêncio e o dizível: um estudo discursivo de sentidos de bilinguismo, educação bilíngue e currículo em escolas bilíngues português-inglês. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.