Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização funcional da proteína gigante de Trypanosoma brucei

Processo: 12/22129-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Munira Muhammad Abdel Baqui
Beneficiário:Bernardo Pereira Moreira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Citoesqueleto

Resumo

Nas últimas décadas os tripanossomatídeos, em especial o Trypanosoma brucei tem sido usado como modelo experimental para estudos celulares, bioquímicos e moleculares considerando sua citoarquitetura e estruturas particulares como cinetoplasto e flagelo. O T. brucei é um protozoário unicelular de grande importância na saúde visto que este é o agente etiológico da doença do sono (Tripanossomíase Africana Humana). Em todos os gêneros da família Tripanosomatidae, proteínas gigantes foram descritas como uma nova classe de proteínas de alta massa molecular (1000-4000 kDa) as quais, além do papel estrutural, podem estar implicadas na organização e regulação do citoesqueleto e seus constituintes. Entretanto, os fatores que interagem com estas proteínas permanecem desconhecidos e pouco se sabe sobre as proteínas gigantes de tripanossomatídeos patogênicos. Este projeto tem como objetivo caracterizar celular, bioquímica e molecularmente a proteína gigante de T. brucei, ainda desconhecida, e determinar o seu papel funcional na biologia do parasito. Para isso, iremos buscar a sequência parcial de aminoácidos da proteína gigante por espectrometria de massas (MS), no genoma deste organismo. Com o conhecimento da sequencia proteica, clonaremos e expressaremos os domínios específicos desta proteína para posteriormente produzir anticorpos para os ensaios de imunofluorescência, immunoblotting, co-imunoprecipitação e através de pull-down identificaremos outros elementos do citoesqueleto que interagem com a proteína gigante. Além disso, avaliaremos in vivo a funcionalidade desta proteína por meio de RNA de interferência, um modelo bem descrito e bastante utilizado em T. brucei, permitindo inferir a atividade da proteína gigante e seu papel no parasito.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOREIRA, BERNARDO P.; FONSECA, CAROL K.; HAMMARTON, TANSY C.; BAQUI, MUNIRA M. A. Giant FAZ10 is required for flagellum attachment zone stabilization and furrow positioning in Trypanosoma brucei. Journal of Cell Science, v. 130, n. 6, p. 1179-1193, MAR 15 2017. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOREIRA, Bernardo Pereira. Caracterização celular e molecular das proteínas gigantes do citoesqueleto de Trypanosoma brucei. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.