Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel do receptor P2X7 na modulação da resposta imune pulmonar induzida por micobactérias hipervirulentas

Processo: 12/22587-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Maria Regina D'Império Lima
Beneficiário:Caio César Barbosa Bomfim
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Necrose   Mycobacterium   Pneumonia   Tuberculose

Resumo

A tuberculose é um problema de saúde pública. Aproximadamente um terço da população mundial está infectada por Mycobacterium tuberculosis e 10 % desses indivíduos desenvolvem a doença. Um estudo recente realizado por nosso grupo revelou que camundongos deficientes no receptor purinérgico P2X7 (P2X7R) apresentam uma melhora considerável da pneumonia e necrose pulmonar induzida por micobactérias hipervirulentas (cepas MP287/03 de Mycobacterium bovis e Beijing 1471 de M. tuberculosis). O P2X7R é um receptor de ATP extracelular e sua ativação induz a migração celular e ativação do inflamossoma, levando a produção de citocinas pró-inflatórias (IL-1² e IL-18) e a morte celular por necrose ou pironecrose. O presente projeto pretende caracterizar o papel do P2X7R no desenvolvimento da tuberculose avaliando: 1) Os efeitos de drogas inibidoras do P2X7R (Brilliant Blue G) no desenvolvimento da doença; 2) o envolvimento do P2X7R na migração de leucócitos para o pulmão e o desenvolvimento da necrose pulmonar; 3) O papel o P2X7R in vitro na morte de macrófagos infectados e não infectados. Este estudo irá contribuir para a compreensão de mecanismos envolvidos na patogênesi da doença mediada por P2X7R, abrindo perspectivas para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas com o objetivo de atenuar as formas graves de tuberculose.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBOSA BOMFIM, CAIO CESAR; AMARAL, EDUARDO PINHEIRO; CASSADO, ALEXANDRA DOS ANJOS; SALLES, ERIKA MACHADO; DO NASCIMENTO, ROGERIO SILVA; LASUNSKAIA, ELENA; HIRATA, MARIO HIROYUKI; ALVAREZ, JOSE MARIA; D'IMPERIO-LIMA, MARIA REGINA. P2X7 receptor in Bone Marrow-Derived cells aggravates Tuberculosis caused by hypervirulent Mycobacterium bovis. FRONTIERS IN IMMUNOLOGY, v. 8, APR 13 2017. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BOMFIM, Caio César Barbosa. Papel do receptor P2X7 na modulação da resposta imune pulmonar induzida por micobactérias hipervirulentas.. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.