Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização hidrogeoelétrica na região de termas de Ibira, Bacia do Paraná, por meio de inversão conjunta 1D de sondagens TDEM/SEVs

Processo: 12/07385-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Jorge Luís Porsani
Beneficiário:Marco Antonio Couto Jr
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Geofísica aplicada   Bacia do Paraná

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo contribuir para a solução do problema da falta de abastecimento de água de comunidades locais visando à exploração de aqüíferos (sedimentar e cristalino) na bacia sedimentar do Paraná no Estado de São Paulo. Os estudos serão realizados na região de Termas de Ibirá, distante cerca de 450km da capital. Nesta região os poços tubulares perfurados captam água principalmente do aquífero sedimentar relacionado com os sedimentos arenosos da Formação Adamantina, Grupo Bauru. Por outro lado, o aquifero fraturado na camada de basalto da Formação Serra Geral ainda é pouco conhecido, sendo que este último constitui-se num excelente alvo para exploração de água subterrânea. Para mapear a subsuperfície serão empregados os métodos geofísicos: EletroMagnético no Domínio do Tempo (TDEM) e Eletrorresistividade por meio de SEVs. Com o método TDEM o aquífero sedimentar profundo representado pela Formação Botucatu (aquífero Guarani) também será caracterizado. Os estudos serão feitos por meio da inversão conjunta-1D de sondagens TDEM/SEVs integrada com informações litológicas de poços de exploração de água subterrânea. Este procedimento será empregado de maneira inédita na presente pesquisa e poderá contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento das pesquisas hidrogeofísicas no Estado de São Paulo. Os resultados a serem obtidos contribuirão para minimizar as ambiguidades inerentes ao processo de interpretação de dados geofísicos, e terão implicações importantes em estudos hidrogeológicos, por exemplo, na localização de zonas de fraturas com água na camada de basalto, no mapeamento da espessura da camada de basaltos, na orientação da locação de poços tubulares profundos visando a exploração de água subterrânea na Formação Botucatu (aquífero Guarani). Vale ressaltar que este projeto de pesquisa é uma continuidade das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Projeto de Auxílio Individual apoiado pela FAPESP intitulado "Caracterização geoelétrica de aquíferos fraturados em basaltos na região de Bebedouro-SP, por meio de inversão conjunta de SEVs e sondagens TDEM" (Processo no. 2009/08466-3) e que ele está vinculado ao Projeto de Auxílio Individual "Caracterização hidrogeoelétrica na região de Urupês e Termas de Ibirá, Bacia do Paraná, por meio de inversão conjunta 1D/2D de dados de Eletrorresistividade (SEV e CE) e sondagens TDEM" (Processo no. 2012/15338-4) coordenado pelo Prof. Jorge Porsani.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEITE, DAVID NAKAMURA; BORTOLOZO, CASSIANO ANTONIO; PORSANI, JORGE LUIS; COUTO, JR., MARCO ANTONIO; REALPE CAMPANA, JULIAN DAVID; MONTEIRO DOS SANTOS, FERNANDO ACACIO; RANGEL, RODRIGO CORREA; HAMADA, LUIZ RODRIGO; SIFONTES, RIMARY VALERA; DE OLIVEIRA, GABRIELA SEREJO; STANGARI, MARCELO CESAR. Geoelectrical characterization with 1D VES/TDEM joint inversion in Urupes-SP region, Parana Basin: Applications to hydrogeology. JOURNAL OF APPLIED GEOPHYSICS, v. 151, p. 205-220, APR 2018. Citações Web of Science: 1.
BORTOLOZO, CASSIANO ANTONIO; COUTO, JR., MARCO ANTONIO; PORSANI, JORGE LUIS; ALMEIDA, EMERSON RODRIGO; MONTEIRO DOS SANTOS, FERNANDO ACACIO. Geoelectrical characterization using joint inversion of VES/TEM data: A case study in Parana Sedimentary Basin, Sao Paulo State, Brazil. JOURNAL OF APPLIED GEOPHYSICS, v. 111, p. 33-46, DEC 2014. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.