Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da estrutura eletrônica e atômica de nanofitas de tetrafenil porfirinas auto-ordenadas em superfícies vicinais

Processo: 12/16860-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Abner de Siervo
Beneficiário:Shadi Passam Fatayer
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/04855-0 - Estudo da auto-organização de moléculas de terpiridina em superfícies metálicas, BE.EP.MS
Assunto(s):Estrutura eletrônica

Resumo

Sistemas de baixa dimensionalidade, tais como nanoestruturas periódicas suportadas em superfícies, são de grande interesse tecnológico e representam desafios científicos interessantes. A formação de sistemas nanoestruturados, bem ordenados e com periodicidade de longo alcance podem ser obtidos por métodos de auto-ordenamento (self-assembling) em templates pré-definidos, tais como o de superfícies vicinais. Em particular, sistemas metalorgânicos na escala de alguns poucos nanômetros podem ser eficientemente sintetizados pelo método SAM (Self-Assembling of Molecules). Várias moléculas organometálicas do grupo das ftalocianinas e porfirinas são extremante interessantes para aplicações tecnológicas, pois é possível pensar em formar dispositivos pelo método bottom-up para atuarem como LEDs orgânicos, sistemas opto-eletrônicos, células orgânicas fotovoltaicas e sensores para diferentes aplicações. Neste projeto de mestrado propomos crescer "nanofitas" de moléculas orgânicas auto-ordenadas suportadas em superfícies. Esperamos formar as "nanofitas" de tetrafenil porfirinas (TPP) (com e sem metal central) via decoração de terraços e facetas de superfícies vicinais de monocristais metálicos, tais como o Au(788). A investigação sistemática da estrutura eletrônica e atômica destes sistemas se baseará em experimentos de espectroscopias de fotoemissão (XPS) e microscopia de tunelamento (STM) que serão realizadas no sistema de física de superfícies de nosso grupo no IFGW. Para a interpretação das imagens e da estrutura eletrônica obtida experimentalmente pretendemos realizar (iniciando ainda durante o mestrado) simulações ab-initio baseadas no formalismo da Teoria do Funcional da Densidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PRIETO, MAURICIO J.; CARBONIO, EMILIA A.; FATAYER, SHADI; LANDERS, RICHARD; DE SIERVO, ABNER. Electronic and structural study of Pt-modified Au vicinal surfaces: a model system for Pt-Au catalysts. Physical Chemistry Chemical Physics, v. 16, n. 26, p. 13329-13339, 2014. Citações Web of Science: 9.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FATAYER, Shadi Passam. Tailoring nanostructures of tetraphenyl porphyrins and phthalocyanines on metallic surfaces= : Construção de nanoestruturas de tetrafenil porfirinas e ftalocianinas em superfícies metálicas. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.