Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias de separação e purificação do ácido láctico produzido por via fermentativa

Processo: 12/17501-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Maria Regina Wolf Maciel
Beneficiário:Andrea Komesu
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57873-8 - Um processo integrado para produção total de bioetanol e emissão zero de CO2, AP.BIOEN.TEM
Assunto(s):Recursos renováveis   Fermentação   Ácido láctico

Resumo

O desenvolvimento de processos biotecnológicos industriais que utilizam recursos naturais renováveis é uma necessidade que se faz presente nos dias atuais, dada a preocupação com o abastecimento de petróleo e o desenvolvimento sustentável. Um grande interesse pelos processos fermentativos para produção de ácidos carboxílicos a partir de recursos renováveis tem sido despertado, sendo a produção de ácido láctico uma das mais importantes entre os ácidos orgânicos. A grande variedade de aplicações e o desenvolvimento de novos usos e produtos, como na produção de polímeros biodegradáveis (poli-ácido láctico), solventes verdes e químicos oxigenados, fizeram com que a produção de ácido láctico crescesse consideravelmente nas últimas décadas e estimulasse a pesquisa por tecnologias que tornassem o processo mais viável economicamente. No caso do ácido láctico, o desenvolvimento de um método eficaz de separação e purificação do ácido a partir do caldo de cana-de-açúcar fermentado é de suma importância, pois o processo de separação e purificação corresponde a 50% do custo de produção. Assim, este trabalho, vinculado ao projeto Temático BIOEN - Processo FAPESP nº 2008/57873-8, tem como objetivo estudar três estratégias para separação e concentração do ácido láctico produzido por via fermentativa, a saber: utilizando um sistema evaporativo, um sistema de destilação reativa e acoplando as duas tecnologias sequencialmente. Serão aplicados planejamentos experimentais para a determinação das melhores condições operacionais de cada processo e, por fim, serão definidas as melhores condições e sequências operacionais para a concentração, separação e purificação do ácido láctico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KOMESU, ANDREA; MARTINS MARTINEZ, PATRICIA FAZZIO; LUNELLI, BETANIA HOSS; OLIVEIRA, JOHNATT; WOLF MACIEL, MARIA REGINA; MACIEL FILHO, RUBENS. Study of Lactic Acid Thermal Behavior Using Thermoanalytical Techniques. JOURNAL OF CHEMISTRY, 2017. Citações Web of Science: 0.
KOMESU, ANDREA; MARTINS MARTINEZ, PATRICIA FAZZIO; LUNELLI, BETANIA HOSS; MACIEL FILHO, RUBENS; WOLF MACIEL, MARIA REGINA. Lactic acid purification by reactive distillation system using design of experiments. CHEMICAL ENGINEERING AND PROCESSING, v. 95, p. 26-30, SEP 2015. Citações Web of Science: 14.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KOMESU, Andrea. Estratégias de separação e purificação do ácido láctico produzido por via fermentativa. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.