Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão de genes envolvidos no comportamento social em abelhas que apresentam diferentes níveis de eussocialidade

Processo: 12/18531-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Maria Cristina Arias
Beneficiário:Natália de Souza Araujo
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/04943-0 - Análises de expressão gênica do modelo social Solenopsis invicta, BE.EP.DR
Assunto(s):Transcriptoma   Eussocialidade   Expressão gênica

Resumo

O comportamento social inclui atividades de interações intraespecíficas como a escolha da fêmea, reconhecimento da espécie, comportamento altruísta e organização da sociedade animal. Entre as espécies de animais mais sintonizadas com seu ambiente social estão os insetos sociais que, em algumas espécies como as abelhas da tribo Apini e Meliponini, apresentam um padrão complexo conhecido como eussocial. As espécies altamente eussociais formam as maiores colônias e as sociedades mais complexas. As abelhas são um grupo ideal para o estudo das bases da evolução da eussocialidade, pois há uma grande diversidade de estilos de vida social. Embora a evolução da eussocialidade tenha sido motivo de muitos estudos as mudanças genéticas envolvidas no processo não são completamente conhecidas. Os resultados obtidos em estudos realizados até o momento fornecem um ponto de partida para a ligação entre alterações gênicas específicas e a evolução da eussocialidade, mas as questões fundamentais na evolução do comportamento social ainda precisam ser respondidas. Novas tecnologias de sequenciamento e o monitoramento de alterações nos padrões de expressão de transcritos permitem visualizar o cenário global no meio de interações e redes complexas. Análises deste tipo são promissoras para o estudo de características comportamentais. Neste contexto, o presente projeto de pesquisa permitirá a geração de dados importantes para a compreensão da evolução do comportamento social e da rede de interações gênicas envolvidas. Diferentes espécies de abelhas, assim como diferentes fases do desenvolvimento, terão o padrão de expressão de genes candidatos analisado.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, PRISCILA KARLA F.; ARAUJO, NATALIA DE SOUZA; FRANCOSO, ELAINE; ZUNTINI, ALEXANDRE RIZZO; ARIAS, MARIA CRISTINA. Diapause in a tropical oil-collecting bee: molecular basis unveiled by RNA-Seq. BMC Genomics, v. 19, APR 27 2018. Citações Web of Science: 2.
ARAUJO, NATALIA S.; SANTOS, PRISCILA KARLA F.; ARIAS, MARIA CRISTINA. RNA-Seq reveals that mitochondrial genes and long non-coding RNAs may play important roles in the bivoltine generations of the non-social Neotropical bee Tetrapedia diversipes. Apidologie, v. 49, n. 1, p. 3-12, FEB 2018. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAUJO, Natália de Souza. Expressão de genes envolvidos no comportamento social em abelhas que apresentam diferentes níveis de eussocialidade. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.