Busca avançada
Ano de início
Entree

A fauna de serpentes da Floresta Atlântica da Paraíba: composição faunística e comparação entre os brejos de altitude e a Floresta Atlântica costeira

Processo: 12/19753-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Zoologia Aplicada
Pesquisador responsável:Hussam El Dine Zaher
Beneficiário:Gentil Alves Pereira Filho
Instituição-sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Serpentes   Herpetologia   Zoologia (classificação)   Biogeografia

Resumo

A Floresta Atlântica é a segunda maior floresta pluvial tropical do continente americano, a qual originalmente se estendia de forma contínua ao longo do litoral brasileiro cobrindo mais 1,5 milhão Km, sendo que 92% desta área encontravam-se no Brasil. O conhecimento acerca das serpentes que habitam a Floresta Atlântica é pequeno e, devido ao panorama de devastação que o bioma vem sofrendo, muitas informações podem ter sido perdidas. A grande maioria dos trabalhos acerca da ofiofauna da Floresta Atlântica concentra-se na região sudeste, fato este que contrasta com a escassez de informações de outras partes da Floresta Atlântica, principalmente a da região do nordeste setentrional. Nesta região poucas informações estão disponíveis e mesmo dados básicos como número de espécies e informações sobre ecologia e história natural são pontuais ou inexistentes. Do ponto de vista biogeográfico não há informações provenientes destas áreas, o que impossibilita vislumbrar de forma ampla a biogeografia das serpentes da Floresta Atlântica. Esta proposta, que tem duração prevista para 2 anos, tem por objetivo principal verificar através da Análise de Parcimônia de Endemicidade e da Análise Cladística de Distribuição de Endemismos como a fauna de serpentes da Floresta Atlântica do nordeste setentrional está relacionada com as das outras porções do bioma. Outro objetivo desta proposta é verificar através da análise de Ordenamento Canônico Filogenético qual a influência de fatores históricos e ecológicos na morfologia das serpentes. São também objetivos desta proposta comparar em termos de composição faunística os fragmentos de Floresta Atlântica costeiros e do interior do Estado da Paraíba; inventariar duas áreas de Brejos de Altitude formando uma coleção zoológica significativa de exemplares, além de um banco de tecidos e imagens de todas as espécies registradas; e, por fim elaborar um guia de identificação das serpentes da Floresta Atlântica da Paraíba, provido de chave de identificação e dados de história natural. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, JEFTER BARBOSA; ALVES GAMA, SAMARA CINTIA; PEREIRA FILHO, GENTIL ALVES; RODRIGUES FRANCA, FREDERICO GUSTAVO. Composition and Ecological Aspects of a Snake Assemblage on the Savanna Enclave of the Atlantic Forest of the Guaribas Biological Reserve in Northeastern Brazil. South American Journal of Herpetology, v. 10, n. 3, p. 1-8, DEC 2015. Citações Web of Science: 1.
GRABOSKI, ROBERTA; PEREIRA FILHO, GENTIL ALVES; ARAUJO DA SILVA, ARIANE AUXILIADORA; DA COSTA PRUDENTE, ANA LUCIA; ZAHER, HUSSAM. A new species of Amerotyphlops from Northeastern Brazil, with comments on distribution of related species. Zootaxa, v. 3920, n. 3, p. 443-452, FEB 23 2015. Citações Web of Science: 3.
PIRES, MATHEUS GODOY; DA SILVA, JR., NELSON JORGE; FEITOSA, DARLAN TAVARES; DA COSTA PRUDENTE, ANA LUCIA; PEREIRA FILHO, GENTIL ALVES; ZAHER, HUSSAM. A new species of triadal coral snake of the genus Micrurus Wagler, 1824 (Serpentes: Elapidae) from northeastern Brazil. Zootaxa, v. 3811, n. 4, p. 569-584, JUN 5 2014. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.