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Detecção de pedestres para veículos inteligentes

Processo: 12/19867-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Denis Fernando Wolf
Beneficiário:Francisco Alexandre Ribeiro de Alencar
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Veículos inteligentes   Robôs móveis   Inteligência artificial

Resumo

Um dos problemas primordias da robótica é a navegação autônoma que, mesmo após décadas de estudos, ainda apresenta grandes possibilidades de pesquisa científica. Atualmente, um grande foco de pesquisas na área de navegação autônoma é a identificação de obstáculos em ambientes externos e não estruturados (ambientes urbanos ou agrícolas), devido as grandes possibilidades de aplicação. Nesse tipo de ambiente não estruturado necessita-se do desenvolvimento de veículos autônomos inteligentes para desviar de obstáculos, que eventualmente apareçam no caminho, ou até realizar percursos não previstos.Neste contexto a tarefa de identificar não somente a existência de um obstáculo, mas saber como esse obstáculo pode se comportar (direção, velocidade e outras características) é de extrema importância para um veículo autônomo, pois a partir desses dados o sistema pode tomar decisões importantes de como se comportar durante seu trajeto (qual trajetória e velocidade são necessárias).A proposta deste plano de pesquisa é o desenvolvimento de um sistema de identificação de obstáculos dinâmicos (pessoas, veículos ou outros obstáculos móveis) a partir da captura de imagens stereo, para auxiliar a navegação autônoma. O sistema proposto tem como foco principal a identificação de pessoas e deverá ser capaz de fazê-lo em tempo real, de forma a possibilitar ao sistema de navegação conhecer não somente a distância e a posição, como também a possível trajetória do obstáculo em relação ao veículo, para assim tomar as decisões necessárias (esterçamento, frenagem e aceleração).