Busca avançada
Ano de início
Entree

O despertar do vácuo: restabilização e sua relação com escalarização espontânea

Processo: 12/20039-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Daniel Augusto Turolla Vanzella
Beneficiário:Raphael Santarelli
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Gravitação   Vácuo   Teoria quântica de campos   Curvatura do espaço-tempo

Resumo

Utilizando a chamada Teoria Quântica de Campos em Espaços-tempos Curvos (TQCEC), Vanzella e Lima descobriram um novo efeito chamado de "o despertar do vácuo", no qual a densidade de energia do vácuo de um campo quântico livre presente em um espaço-tempo bem comportado é forçada, pelo próprio espaço-tempo, a se tornar dominante sobre qualquer componente clássica. Dessa forma esse campo quântico seria amplificado e poderia afetar a estrutura e dinâmica de estrelas relativísticas. Trabalhos posteriores associaram essa instabilidade semiclássica à "escalarização espontânea", um conhecido efeito das teorias tensor-escalar (TE), mostrando que quando a constante de acoplamento é negativa, os parâmetros necessários para o despertar do vácuo e para a escalarização espontânea são os mesmos. Já para constante de acoplamento positiva não temos a escalarização espontânea, mas ainda assim temos a presença da instabilidade semiclássica, de forma que o estado final dessa instabilidade é desconhecido. Nosso objetivo é fazer um estudo sistemático sobre o despertar do vácuo e sua relação com a escalarização espontânea, analisando desde a dinâmica do sistema de equações até a estabilidade das configurações finais, bem como investigar possíveis cenários para o caso em que a constante de acoplamento é positiva. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DELSATE, TERENCE; ROCHA, JORGE V.; SANTARELLI, RAPHAEL. Collapsing thin shells with rotation. Physical Review D, v. 89, n. 12 JUN 20 2014. Citações Web of Science: 16.
ROCHA, JORGE V.; SANTARELLI, RAPHAEL; DELSATE, TERENCE. Collapsing rotating shells in Myers-Perry-AdS(5) spacetime: A perturbative approach. Physical Review D, v. 89, n. 10 MAY 5 2014. Citações Web of Science: 12.
ROCHA, JORGE V.; SANTARELLI, RAPHAEL. Flowing along the edge: Spinning up black holes in AdS spacetimes with test particles. Physical Review D, v. 89, n. 6 MAR 31 2014. Citações Web of Science: 28.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.