Busca avançada
Ano de início
Entree

A contribuição dos vórtices de meso-escala no balanço de calor pela superfície no Atlântico Sul

Processo: 12/21243-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Física
Pesquisador responsável:Olga Tiemi Sato
Beneficiário:Ana Beatriz de Figueiredo Melo Villas Boas
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/58101-9 - Impact of the Southwestern Atlantic Ocean on South American climate for the 20th and 21st centuries, AP.PFPMCG.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):13/02355-0 - Métodos de identificação de vórtices de meso-escala a partir de dados altimétricos, BE.EP.MS
Assunto(s):Altimetria

Resumo

A tecnologia presente nos satélites altimétricos fornece resolução espacial e temporal suficientes para o estudo de fenômenos de meso-escala no oceano. Vórtices de meso- escala podem ser detectados a partir de dados da altura da superfície do mar e uma vez que estes são eficazes no transporte de momento, calor, sal e carbono, estudá-los é de fundamental importância para a compreensão da dinâmica oceânica. No Atlântico Sul a ocorrência de vórtices é predominante em regiões de correntes mais intensas, como a região da Confluência Brasil-Malvinas e a área onde ocorre intrusão das águas do oceano Índico no oceano Atlântico, conhecida como vazamento das Agulhas. Este trabalho propõe um estudo sobre a contribuição dos vórtices de meso-escala para o balanço de calor pela superfície e baseia-se na hipótese de que o aumento do fluxo de calor pela superfície do oceano é acompanhado de um aumento da contribuição das flutuações de meso-escala. Seguindo a hipótese propõe-se quantificar o fluxo de calor pela superfície associado aos vórtices e desenvolver uma análise comparativa com fluxo total de calor pela superfície na bacia do Atlântico Sul.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VILLAS BOAS, A. B.; SATO, O. T.; CHAIGNEAU, A.; CASTELAO, G. P. The signature of mesoscale eddies on the air-sea turbulent heat fluxes in the South Atlantic Ocean. Geophysical Research Letters, v. 42, n. 6, p. 1856-1862, MAR 28 2015. Citações Web of Science: 26.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BOAS, Ana Beatriz de Figueiredo Melo Villas. O impacto dos vórtices de meso-escala nos fluxos turbulentos de calor pela superfície no Atlântico Sul. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto Oceanográfico São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.