Busca avançada
Ano de início
Entree

Zoneamento Geoambiental para o município de Caraguatatuba-SP

Processo: 12/21408-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 03 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Regina Célia de Oliveira
Beneficiário:Cibele Oliveira Lima
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Geomorfologia   Uso e ocupação da terra
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:mapeamento geomorfologico | Uso e ocupação da terra | Zoneamento Geoambiental | Geomorfologia

Resumo

Por estarem em contato direto com o oceano e o continente as regiões costeiras apresentam inúmeros fatores de interferência e enorme complexidade. Essa intensa dinâmica natural lhes confere grande fragilidade e vulnerabilidade frente aos processos naturais predominantes, tornando-as áreas naturalmente instáveis. Com o aumento da urbanização essas áreas passam a ser transformadas de acordo com as crescentes necessidades do ser humano, aumentando a instabilidade dos sistemas naturais e contribuindo para intensificar situações de risco como processos gravitacionais de movimentos de massa e inundações. O litoral norte do estado de São Paulo apresenta enorme fragilidade ambiental e pressão do uso da terra, tornando imprescindível a realização de um estudo de Zoneamento Geoambiental para o município de Caraguatatuba, através da metodologia proposta por Rodriguez, Silva e Cavalcanti (2004) da Geoecologia da Paisagem. Utilizando levantamento e análise de dados dos quadros natural e sócio-econômico, o principal objetivo é definir o quadro de unidades geoambientais da área de estudo, apresentando um mapeamento em escala 1:50.000 como produto final. Os resultados finais desse trabalho poderão contribuir no auxílio aos planos de uso e ocupação do solo e servir de apoio ao planejamento urbano e ambiental na área, visando a minimização do quadro de impactos ambientais que correspondem ao cenário do município.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Cibele Oliveira. Zoneamento geoambiental do município de Caraguatatuba -SP. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.