Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de fungos no metabolismo enantiosseletivo da zopiclona e análise por eletroforese capilar

Processo: 12/21578-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Anderson Rodrigo Moraes de Oliveira
Beneficiário:Nayara Cristina Perez de Albuquerque
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Biotransformação   Eletroforese capilar

Resumo

A insônia é um problema de saúde generalizado caracterizado pela dificuldade de iniciar ou manter o sono por um período de quatro semanas. Estudos mostram que aproximadamente 25-30% dos adultos sofrem de algum distúrbio do sono, e 10% apresentam distúrbios graves que cumprem os critérios de classificação de insônia. O tratamento desta doença é convencionalmente feito por fármacos benzodiazepínicos, que causam dependência ao paciente. No início dos anos 90 foram introduzidos os "fármacos-Z", que possuem menor potencial de dependência e não causam sedação no dia seguinte, como é o caso da zopiclona.A zopiclona é um fármaco quiral extensivamente metabolizado em zopiclona-N-óxido (N-Ox), e N-desmetil-zopiclona (N-Des). Estudos de teste comportamental realizados com a (S)-N-desmetil-zopiclona mostrou um efeito ansiolítico em todas as doses testadas, o que indica que este metabólito apresenta um grande potencial para o tratamento da ansiedade. Uma alternativa para a obtenção deste metabólito é a biotransformação, que são transformações causadas por micro-organismos que provocam alterações na estrutura química do composto de partida. Em processos de biotransformação os fungos são usados com maior frequência, pois são capazes de realizar diversos tipos de reações, além do seu rápido crescimento, cultivo barato e fermentações em escala ampliada facilmente atingida. Dessa forma, o presente projeto tem como objetivo avaliar o potencial de fungos em realizar o metabolismo enantiosseletivo da zopiclona e dessa forma obter o metabólito ativo N-desmetil-zopiclona, preferencialmente em sua forma enantiomérica pura.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREZ DE ALBUQUERQUE, NAYARA CRISTINA; DE GAITANI, CRISTIANE MASETTO; MORAES DE OLIVEIRA, ANDERSON RODRIGO. A new and fast DLLME-CE method for the enantioselective analysis of zopiclone and its active metabolite after fungal biotransformation. Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis, v. 109, p. 192-201, MAY 10 2015. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.