Bolsa 12/21877-5 - Cosmologia (astronomia), Gravitação - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Simulação numérica da evolução da população de buracos negros supermassivos e seu papel na reionização do universo

Processo: 12/21877-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física
Pesquisador responsável:Oswaldo Duarte Miranda
Beneficiário:Eduardo dos Santos Pereira
Instituição Sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Cosmologia (astronomia)   Gravitação   Ondas gravitacionais   Buracos negros   Radiação cósmica   Relatividade geral
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:buracos negros | cosmologia | Gravitação | Ondas gravitacionais | Radiação cósmica de fundo em microondas | relatividade geral | Cosmologia e Gravitação

Resumo

Para o estudo da evolução do Universo e as estruturas existentes neste, como galáxias e aglomerados de galáxias, a junção de diversas áreas da física/astrofísica são necessárias. Como exemplo pode-se citar a perspectiva de uma nova astronomia/astrofísica e cosmologia que se abrirá com a primeira detecção de ondas gravitacionais. Tais ondas são perturbações do espaço-tempo que, na Teoria Geral da Relatividade, se propagam com a velocidade da luz. Fonte promissora de emissão de ondas gravitacionais está no processo de crescimento de buracos negros supermassivos, em particular por fusões desses objetos. Além da assinatura em ondas gravitacionais, o crescimento de buracos negros em objetos pré-galácticos, como mini-quasares, podem ter um papel importante na reionização do Universo, dessa forma é possível que tais objetos deixem uma assinatura na radiação cósmica de fundo em micro-ondas. Dentro desse contexto o presente projeto propõe o estudo da evolução de buracos negros supermassivos e seu papel no processo de reionização do universo. Além disso, pretende-se realizar os mesmos testes em modelos cosmológicos com equações de estado, para a energia escura, diferentes. Em particular para Constante Cosmológica e Gás de Chaplygin. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, EDUARDO S.; MIRANDA, OSWALDO D.. Accretion history of active black holes from type 1 AGN. ASTROPHYSICS AND SPACE SCIENCE, v. 352, n. 2, p. 801-807, . (12/21877-5)
GUEDES, M. R. G.; PEREIRA, E. S.; CECATTO, J. R.. Wavelet analysis of CME, X-ray flare, and sunspot series. Astronomy & Astrophysics, v. 573, . (12/21877-5)
PEREIRA, EDUARDO S.; MIRANDA, OSWALDO D.. The role of the dark matter haloes on the cosmic star formation rate. NEW ASTRONOMY, v. 41, p. 48-52, . (12/21877-5)