Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização funcional das proteínas de ligação ao RNA Lin28 e Msi1 nos processos de neurogênese

Processo: 12/22950-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Oswaldo Keith Okamoto
Beneficiário:Márcia Cristina Teixeira dos Santos
Supervisor no Exterior: Luiz Otavio Ferraz Penalva
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Texas Health Science Center at Houston (UTHealth), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:11/51588-2 - Caracterização funcional da proteína LIN28 no processo de tumorigênese do sistema nervoso central, BP.PD
Assunto(s):Biologia celular   Biologia molecular   RNA   Neurogênese   Transformação celular neoplásica   Células-tronco neurais

Resumo

Células-tronco neurais são consideradas os novos potenciais terapêuticos para as doenças neurodegenerativas e lesões de médula pela sua capacidade de se auto-renovar, proliferar e diferenciar dando origem a novas células neurais capazes de migrar para regiões de danos e repor o tecido danificado. No entanto, a compreensão do processo de diferenciação das células tronco neurais é crucial para desenvolver novas terapias celulares. Alterações da expressão gênica são requeridas para as mudanças fisiológicas e morfológicas necessárias para a diferenciação celular. Apesar de inúmeros processos como remodelamento de cromatina e regulação da transcrição estarem envolvidos, o papel da regulação pós-transcricional é absolutamente crítico. Neste contexto, a atividade dos miRNAs e proteínas de união a RNA tem que ser destacado, uma vez que funcionam como principais reguladores de processos como processamento de RNA, splicing, estabilidade, transporte e tradução. Entre as proteínas de união a RNA envolvidas em neurogênese, devemos destacar Musashi1 (Msi1) e Lin28. Ambas proteínas são altamente expressas em células tronco e necessárias para auto-renovação. A expressão dessas proteínas deve ser reprimida para que a diferenciação neuronal aconteça. Lin28 e Msi1 estão envolvidas em metabolismo de miRNA e regulação de tradução. Neste projeto, pretendemos investigar as funções de ambas as proteínas em neurogênese usando métodos bioquímicos, moleculares e genômicos. Mais precisamente, iremos mapear genes (targets) regulados por cada proteína pela metodologia CLIP e estudar a integração com parceiros proteicos identificados por estudos de proteoma e análise de duplo-híbrido. A soma dos resultados obtidos poderá elucidar o mecanismo de regulação, bem como, desvendar novas funções destas proteínas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, MARCIA C. T.; TEGGE, ALLISON N.; CORREA, BRUNA R.; MAHESULA, SWETHA; KOHNKE, LUANA Q.; QIAO, MEI; FERREIRA, MARCO A. R.; KOKOVAY, ERZSEBET; PENALVA, LUIZ O. F. miR-124,-128, and-137 Orchestrate Neural Differentiation by Acting on Overlapping Gene Sets Containing a Highly Connected Transcription Factor Network. Stem Cells, v. 34, n. 1, p. 220-232, JAN 2016. Citações Web of Science: 34.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.