Busca avançada
Ano de início
Entree

Manejo de resíduos florestais e métodos de preparo de solo em duas rotações de cultivo de Eucalyptus grandis

Processo: 12/12009-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Silvicultura
Pesquisador responsável:José Leonardo de Moraes Gonçalves
Beneficiário:José Henrique Tertulino Rocha
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Conservação do solo   Cultivo mínimo

Resumo

Técnicas adequadas de manejo de resíduos florestais e sistemas de preparo de solo podem melhorar o equilíbrio dos ecossistemas e sua sustentabilidade. Com base nesse contexto o presente trabalho tem como objetivos: avaliar a influência do sistema de preparo de solo e manejo de resíduos no estoque de carbono do solo; avaliar a influência do sistema de manejo do solo e de resíduos na produtividade do Eucalyptus grandis em duas rotações de cultivo; determinar o acúmulo de biomassa e nutrientes nos diferentes compartimentos da biomassa aérea de Eucalyptus grandis; avaliar o efeito do sistema de manejo do solo na quantidade e qualidade da matéria orgânica; realizar um balanço nutricional nos diferentes sistemas de manejo para inferir sobre a sustentabilidade de cada sistema empregado, tendo por base duas rotações. O experimento foi instalado em julho de 1995 em uma empresa florestal localizada em Itatinga - SP. O experimento foi delineado em blocos casualizados com 5 tratamentos e quatro repetições, com parcelas de 11x11 plantas. Os tratamentos constituíram-se de diferentes sistemas de manejo de resíduos, e duas intensidades de preparo de solo (localizado e em área total). As respostas dos tratamentos serão avaliadas por meio de dados biométricos, avaliação nutricional do povoamento, características edáficas, características químicas e físicas da matéria orgânica, balanço nutricional e estoque de carbono no solo. Os dados serão submetidos à análise estatística descritiva e à análise de variância e a relação entre as variáveis dependentes e independentes serão realizadas por meio de análises de correlação e de regressão.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TERTULINO ROCHA, JOSE HENRIQUE; DE MORAES GONCALVES, JOSE LEONARDO; GAVA, JOSE L.; GODINHO, TIAGO DE OLIVEIRA; MELO, EDUARDO A. S. C.; BAZANI, JOSE HENRIQUE; HUBNER, AYESKA; ARTHUR JUNIOR, JOSE C.; WICHERT, MARCOS P. Forest residue maintenance increased the wood productivity of a Eucalyptus plantation over two short rotations. FOREST ECOLOGY AND MANAGEMENT, v. 379, p. 1-10, NOV 1 2016. Citações Web of Science: 16.
ROCHA, J. H. T.; MARQUES, E. R. G.; GONCALVES, J. L. D. M.; HUBNER, A.; BRANDANI, C. B.; FERRAZ, A. D. V.; MOREIRA, R. M. Decomposition rates of forest residues and soil fertility after clear-cutting of Eucalyptus grandis stands in response to site management and fertilizer application. SOIL USE AND MANAGEMENT, v. 32, n. 3, p. 289-302, SEP 2016. Citações Web of Science: 6.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROCHA, José Henrique Tertulino. Reflexos do manejo de resíduos florestais na produtividade, nutrição e fertilidade do solo em plantações de Eucalyptus grandis. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.