Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de diferentes protocolos de adaptação em dietas de alto teor concentrado para bovinos Nelore confinados

Processo: 12/13759-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Mário de Beni Arrigoni
Beneficiário:Alexandre Perdigão
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Dieta animal   Ruminantes   Digestão animal   Hábito alimentar animal   Gado Nelore

Resumo

O presente estudo tem como objetivo avaliar os efeitos da duração de diferentes protocolos de adaptação à dieta de alto teor de concentrado sobre o desempenho, temperamento animal, comportamento ingestivo, características de carcaça, variações na ingestão de matéria seca, perfil metabólico sanguíneo, concentração sanguínea da proteína ligante da endotoxina lipopolissacarídea (PLPS), incidências de rumenite, abscesso hepático, morfologia e histologia das papilas do rúmen de bovinos Nelore terminados em confinamento. Machos não castrados da raça Nelore (n=120, com 385 kg em média) provenientes de sistema de recria a pasto, serão mantidos em 24 baias de piso de concreto com cinco animais por baia (5,4 m² e 0,4 m de cocho por animal), de acordo com os tratamentos: T1 - adaptação em escadas (Step up) por 6 dias (S6), T2 - adaptação em escadas (Step up) por 9 dias (S9), T3 - protocolo de restrição por 6 dias (R6), e T4 - protocolo de restrição por 9 dias (R9), constituindo-se assim delineamento experimental inteiramente casualizado em arranjo fatorial 2 × 2 (2 protocolos de adaptação e 2 tempo de adaptação) com mensurações tomadas a cada 28 dias. Cada tratamento será composto por 6 baias, as quais serão consideradas as unidades experimentais para este estudo. A adaptação em escada (step-up) consiste no fornecimento de dietas com níveis crescentes de concentrado de acordo com o tempo (dias) de adaptação até atingir o nível de concentrado desejado para a dieta de terminação. No protocolo de restrição utiliza-se a dieta de terminação limitada por quantidade e aumenta-se o oferecimento diário gradativamente até atingir o consumo ad libitum. As dietas experimentais e adaptação serão oferecidas duas vezes ao dia (8h:00min e 15h:00min). Após os períodos de adaptação todos os animais receberão uma única dieta de terminação com 85% de concentrado até atingirem peso vivo acima de 490 kg e gordura subcutânea mínima de 4 mm, quando serão abatidos em frigorífico comercial. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PERDIGAO, A.; MILLEN, D. D.; BRICHI, A. L. C.; VICARI, D. V. F.; FRANZOI, M. C. S.; BARDUCCI, R. S.; MARTINS, C. L.; ESTEVAM, D. D.; CESAR, M. T.; ARRIGONI, M. D. B. Effects of restricted vs. step up dietary adaptation for 6 or 9 days on feedlot performance, feeding behaviour, ruminal and blood variables of Nellore cattle. JOURNAL OF ANIMAL PHYSIOLOGY AND ANIMAL NUTRITION, v. 102, n. 1, p. 224-234, FEB 2018. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PERDIGÃO, Alexandre. Protocolos de adaptação a rações de alto teor de concentrados para bovinos nelore confinados. 2014. 60 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.