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O discurso sobre o livro didático de inglês: a construção da verdade na sociedade de controle

Processo: 12/13902-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Marisa Grigoletto
Beneficiário:Maria Dolores Wirts Braga
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Língua estrangeira
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Discurso | discurso sobre | língua estrangeira | livro didático de inglês | Análise do Discurso

Resumo

Nossa proposta de investigar o discurso sobre o livro didático de inglês toca inevitavelmente na questão do discurso de verdade do livro didático. Direcionada pela hipótese de que o poder de discurso de verdade do livro didático de inglês (LDI) é construído pelos dizeres acerca do LDI, nossa pesquisa dedica-se a estudar o funcionamento desse que chamamos de discurso sobre o LDI e os efeitos de sentido que ele produz. Mais especificamente, estudamos os dizeres sobre o LDI adotado na escola pública brasileira a partir do Programa Nacional do Livro Didático, PNLD 2011. Apesar de o LDI já ter sido adotado localmente na rede pública por algumas escolas ou alguns professores, esta é a primeira vez que o governo federal, através do PNLD 2011, propõe títulos a serem adotados em âmbito nacional, patrocinando o alto custo desses materiais consumíveis, para o ensino de língua estrangeira (espanhol e inglês). Para essa investigação, apoiamos nossas observações nos conceitos pertinentes à linha pecheutiana de Análise do Discurso. Esses conceitos fundamentam a nossa análise dos dizeres do corpus de pesquisa, formado por três segmentos: oficial (documentos do PNDL 2011), midiático (notícias online) e profissional (questionário respondido por professores de inglês da rede pública de ensino sobre a adoção do LDI). A investigação sobre a representação do LDI nos dizeres sobre ele poderá nos auxiliar a delinear seu papel em nossa sociedade atual que, acreditamos, funciona já nos moldes da sociedade de controle, como prevista por Michel Foucault ([1979] 2004) e discutida por Gilles Deleuze ([1990] 1992).

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRAGA, Maria Dolores Wirts. O discurso sobre o livro didático de inglês: a construção da verdade na sociedade de controle. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.

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