Busca avançada
Ano de início
Entree

Dosagem do gene THAP1 em pacientes com distonia de torção primária através de PCR em tempo real

Processo: 12/16574-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2013
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Patrícia Maria de Carvalho Aguiar
Beneficiário:Paulo Victor Sgobbi de Souza
Instituição Sede: Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE). Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Genética médica   Neurologia   Ciclo celular   Mutação   Proteínas   Distonia   Reação em cadeia por polimerase (PCR)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Distonia | Gene THAP1 | pcr em tempo real | Neurologia

Resumo

Distonia é uma condição neurológica caracterizada por contrações musculares sustentadas e involuntárias que produzem posturas anormais e/ou movimentos repetitivos. A distonia do fenótipo misto (DYT6) segue um padrão de herança autossômico dominante com baixa penetrância iniciando-se geralmente na infância-adolescência comprometendo com maior frequência a musculatura de membros superiores e crânio-cervical. Mutações no gene THAP1 foram recentemente associadas à distonia do fenótipo misto (DYT6). O gene é constituído de três éxons que codificam uma proteína de 213 aminoácidos envolvida na regulação da transcrição, apoptose e controle do ciclo celular. Mais de cinquenta mutações já foram identificadas no gene THAP1 a maioria correspondendo a mutações de sentido trocado e/ou mutações sem sentido. Até o momento, a maioria dos estudos para análise de mutações no gene THAP1 utilizou o método de sequenciamento direto que não é capaz de detectar grandes rearranjos cromossômicos (deleções e/ou inserções). Na prática clínica é comum pacientes apresentarem fenótipo sugestivo de DYT6 sem mutações identificadas no gene THAP1, impondo-se a dúvida se estamos diante de uma situação de heterogeneidade alélica, ou se estes pacientes possuem mutações no gene THAP1 que não são detectadas por sequenciamento direto; nesta condição, o método de dosagem gênica por PCR em tempo real pode esclarecer a situação. Este projeto tem por objetivo investigar mutações no gene THAP1 por dosagem gênica via PCR em tempo real em pacientes brasileiros com distonia de torção primária.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)