Bolsa 12/20144-4 - Anomuros, Estudo comparativo - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação dos aspectos estruturais das conchas usadas por ermitões (Crustacea, Decapoda, Anomura) agrupados em colônias de Diopatra sp com os não-agrupados

Processo: 12/20144-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Fosca Pedini Pereira Leite
Beneficiário:Ana Paula Ferreira
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Anomuros   Estudo comparativo   Conchas (zoologia)   Comportamento social animal   Grupos de população animal   Caraguatatuba (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cluster | Diopatra sp | ermitão | Formação de clusters em ermitões

Resumo

Ermitões são crustáceos que possuem o abdômen não-esclerotizado e se abrigam no interior de conchas que eles encontram no ambiente. Para facilitar a troca das mesmas, eles podem se reunir em agrupamentos (clusters). Esses agrupamentos podem ocorrer em vários substratos, inclusive em biológicos, como Diopatra sp, poliqueta tubícola. O objetivo desse projeto é comparar os ermitões que compõe os agrupamentos com os livres, quanto à espécie, estrutura populacional e qualidade da concha, além de observar o comportamento dos ermitões na maré baixa quanto à formação de aglomerados e a troca de conchas. O estudo será realizado na Praia da Enseada, em Caraguatatuba litoral norte do Estado de São Paulo. Serão realizadas quatro coletas na maré baixa, realizando-se observações por três dias. Em cada um dos dias será demarcada uma área dentro da qual serão sorteados e analisados 10 aglomerados de Diopatra sp. Nessa mesma área todos os ermitões livres serão contabilizados e analisados em um transecto. Também será demarcada uma área de 50m X 5m, na qual três observadores irão acompanhar o comportamento dos ermitões ao formar aglomerados e em eventos de troca de concha, nos períodos em que há movimentação da água com a maré.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)