Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise e classificação de estenoses carotídeas por imagens de ultrassonografia duplex

Processo: 12/20465-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Anderson de Rezende Rocha
Beneficiário:Daniel Vatanabe Pazinato
Instituição-sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Visão computacional

Resumo

No ramo de pesquisa envolvendo análise de imagens médicas, tem se mostrado grande interesse em descobrir a composição de uma placa de ateroma na carótida, por imagens de ultrassom. Relacionando os componentes da placa com a clínica do paciente, é possível observar se uma placa é estável, ou seja, aparentemente o paciente não corre risco de ter alguma complicação, ou instável, em que o mais acon- selhável é fazer a cirurgia de retirada da placa. Esse critério seria mais preciso do que a forma utilizada atualmente, que apenas se baseia no estreitamento da placa. Nesse contexto, é de grande importância que mais estudos sobre o assunto sejam desenvolvidos, para comprovarmos que os métodos usados para clas- sificar tal placa são confiáveis. Nesse projeto, propomos usar técnicas tanto de processamento de imagem como de aprendizado de máquina para analisar e classificar as placas. A abordagem inicial consistirá em segmentar a região de interesse e, em seguida, localizar os diferentes tecidos da placa com o objetivo de classificar o tipo da placa. Finalmente, vale mencionar que esse projeto de iniciação científica integrará o projeto de pesquisa Reconhecimento e Classificação de Padrões por Meio de Técnicas de Engenharia de Características, Fusão-*, Reconhecimento em Cenário Aberto e Meta-Reconhecimento financiado pela Samsung Inc., responsável pela aquisição de diversos equipamentos computacionais e criação das condições necessárias para o desenvolvimento dessa pesquisa e outras pesquisas correlacionadas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAZINATO, DANIEL V.; STEIN, BERNARDO V.; DE ALMEIDA, WALDIR R.; WERNECK, RAFAEL DE O.; MENDES JUNIOR, PEDRO R.; PENATTI, OTAVIO A. B.; TORRES, RICARDO DA S.; MENEZES, FABIO H.; ROCHA, ANDERSON. Pixel-Level Tissue Classification for Ultrasound Images. IEEE JOURNAL OF BIOMEDICAL AND HEALTH INFORMATICS, v. 20, n. 1, p. 256-267, JAN 2016. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.