Busca avançada
Ano de início
Entree

Crescimento, biomassa e eficiência do uso de nutrientes em espécies forrageiras C3 e C4 avaliados por miniFACE

Processo: 12/20847-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Carlos Henrique Britto de Assis Prado
Beneficiário:Lívia Haik Guedes de Camargo Bortolin
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/58075-8 - Miniface climate-change impact experiment to analyze the effects of elevated CO2 and warming on photosynthesis, gene expression, biochemistry, growth, nutrient dynamics and yield of two contrasting tropical forage species, AP.PFPMCG.TEM
Assunto(s):Biomassa   Manejo ambiental   Mudança climática

Resumo

Duas forrageiras serão estudadas sob um sistema miniFace de controle de concentração de CO2 e de temperatura em condições de campo. A forrageira C4 Panicum maximum e a C3 Stylosanthes capitata serão cultivadas em consórcio como na prática agrícola vigente, em uma área de 2500 m2 no campus da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto-SP. O sistema miniFace proporcionará tratamentos de temperatura e concentração e CO2 elevadas no campo conforme projeção para o ano de 2050: 600 ppm de CO2 e 2°C a mais que a temperatura ambiente. Dezesseis áreas na forma de anéis com 2 m de diâmetro serão utilizadas para o acompanhamento das respostas das espécies C3 e C4 durante o período anual de crescimento. Vários níveis de organização vegetal serão acompanhados em condições de campo nas áreas controle, nas áreas com elevada concentração de CO2, com elevada temperatura, e com elevada concentração de CO2 e temperatura. A biomassa final, o crescimento e a eficiência no uso dos nutrientes serão determinados em dois anos consecutivos. A temperatura e a concentração de CO2 elevadas poderão afetar de maneira positiva, respectivamente, as espécies C4 e C3 nos seus diversos níveis de organização. O tratamento de temperatura elevada sob condição regular de concentração de CO2 poderá impactar negativamente a espécie C3 por meio do aumento da respiração e da fotorrespiração. No entanto, a elevada concentração de CO2 pode não ter efeito significativo positivo no balanço de carbono da espécie C4 devido à presença natural de mecanismos de concentração de CO2 na folha dessa espécie. Essas hipóteses baseadas na literatura serão testadas em campo e servirão de base para um manejo da pastagem sob mudanças climáticas futuras. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRITTO DE ASSIS PRADO, CARLOS HENRIQUE; GUEDES DE CAMARGO-BORTOLIN, LIVIA HAIK; CASTRO, ERIQUE; MARTINEZ, CARLOS ALBERTO. Leaf Dynamics of Panicum maximum under Future Climatic Changes. PLoS One, v. 11, n. 2 FEB 19 2016. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.