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Práticas sociais adolescentes em um shopping center de Presidente Prudente: espaço, tempo, controle social e consumo

Processo: 12/21808-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Nécio Turra Neto
Beneficiário:Nathália Santos Brustelo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/20155-3 - Lógicas econômicas e práticas espaciais contemporâneas: cidades médias e consumo, AP.TEM
Assunto(s):Geografia urbana   Produção do espaço urbano   Adolescentes   Shopping centers   Consumo

Resumo

Esta proposta se articula ao Projeto Temático FAPESP "Lógicas econômicas contemporâneas: cidades médias e consumo", no qual as práticas espaciais e as lógicas econômicas ligadas ao consumo no e do espaço são tomadas como possibilidades de se fazer a leitura das transformações urbanas e das cidades em seis cidades médias: Marília, Presidente Prudente, São Carlos, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Londrina. Seu foco específico recai sobre o maior e mais importante shopping center da cidade de Presidente Prudente e região, o Prudenshopping. Enfatizaremos as práticas espaciais dos adolescentes e jovens que o frequentam cotidianamente, para buscar compreender como articulam em suas experiências urbanas este espaço privado e os espaços mais amplos da cidade, como interrelacionam ou distinguem os espaços públicos e privados, o dentro e o fora, a liberdade e o controle social e como se relacionam com a diversidade socioespacial presente nesses espaços. Para tanto, pretendemos realizar observação cotidiana das práticas adolescentes, de suas formas de transitar e permanecer no shopping center e no seu entorno, em diferentes dias e horários, mas, sobretudo, aos finais de semana; bem como realizar entrevistas com adolescentes previamente identificados, sejam elas individuais ou em grupo. Com isso, esperamos trazer uma contribuição à reflexão sobre as relações entre espaços, tempos, controle social e consumo, centrais nos shoppings centers e suas articulações ou não com os espaços mais amplos da cidade, além de desenvolver e testar um conjunto de procedimentos metodológicos que, posteriormente, poderão ser aplicados ao estudo desse tema em todas as cidades médias a serem estudadas no âmbito do Projeto Temático.

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