Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicações da teoria quântica de campos aos problemas do grafeno

Processo: 12/22426-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Dmitry Vasilevich
Beneficiário:Ignat Vitalevich Fialkovsky
Instituição-sede: Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/00333-7 - Problemas da mecânica quântica e teoria quântica de campos com fundos fortes e em espaços não-comutativos, AP.TEM
Assunto(s):Grafenos   Isolantes topológicos   Efeito Casimir   Teoria quântica de campos   Nanofitas

Resumo

Esta proposta de bolsa de pós-doutorado tem como objetivo investigar as propriedades de nanofitas de grafeno e isolantes topológicos (IT), por meio da Teoria Quântica de Campos (TQC). Os fenômenos físicos, tanto em nanofitas quanto em IT estão intimamente relacionados com os do grafeno e, portanto, podem ser abordados com as mesmas técnicas desenvolvidas pelo Supervisor para descrição do grafeno.Como resultado do trabalho sob esta bolsa, os fenômenos a seguir esperem-se ser investigados: quantização da condutividade e formação de gap em nanofitas de grafeno, dependência de ambos os efeitos sobre a orientação cristalográfica e outros parâmetros da fita; dependência da temperatura no efeito Casimir em IT e possibilidade do seu reforço no limite de temperatura alta. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BENEVENTANO, C. G.; FIALKOVSKY, I. V.; NIETO, M.; SANTANGELO, E. M. Mass distortions and edge modes in graphene armchair nanoribbons. Physical Review B, v. 97, n. 15 APR 6 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.