Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do ambiente endócrino peri-ovulatório na via de síntese das poliaminas no endométrio durante a primeira semana do ciclo estral em bovinos

Processo: 12/23532-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Mario Binelli
Beneficiário:Roney dos Santos Ramos
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/03226-4 - Assinaturas da receptividade, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):13/07315-7 - Seleção genômica para melhorar a fertilidade de vacas com ênfase na ciclicidade e prenhez, BE.EP.DD
Assunto(s):Vacas   Poliaminas

Resumo

A eficiência reprodutiva é o fator que mais influencia a produtividade e a lucratividade de um rebanho. Entretanto, a realidade nacional atual é que mesmo utilizando protocolos hormonais que melhoram o índice de animais inseminados, as taxas de prenhez permanecem baixas após a primeira IA, indicando que uma proporção significativa de fêmeas inseminadas falhou em se tornar prenhe. Sabe-se que uma parcela significativa das falhas de concepção resulta de mortalidade embrionária precoce e que este fato pode estar relacionado a vários fatores que interferem no ambiente uterino pré-implantação. A premissa da presente proposta é que variações nas concentrações de P4 regulam a expressão gênica do endométrio e, consequentemente, a composição qualitativa e quantitativa das secreções uterinas, influenciando, dessa forma, a capacidade receptiva do útero ao desenvolvimento inicial do concepto. Entre as diversas vias moleculares que estão associadas à qualidade do ambiente uterino propõe-se aqui estudar as poliaminas, a proliferação celular e o estresse oxidativo. Poliaminas são cátions orgânicos reguladores de processos celulares tais como crescimento, desenvolvimento e diferenciação e, acreditamos que estejam sob a regulação do milieu endócrino peri-ovulatório. A proliferação celular endometrial bem como o mecanismo associado ao ambiente redox também regulam a qualidade do ambiente uterino e estão sob regulação dos hormônios esteroides em outras espécies. O presente trabalho tem como hipótese central que o ambiente endócrino peri-ovulatório regula a via de síntese das poliaminas, a proliferação celular e também o ambiente redox no endométrio durante a primeira semana do ciclo estral em bovinos. Para tanto, a abundância dos transcritos, a expressão de algumas proteínas-chave nas vias moleculares citadas acima, assim como a sua distribuição tecidual e celular serão analisadas nos tecidos endometriais e comparados entres dois grupos com concentrações distintas de P4 pós-ovulação. Tais grupos foram obtidos através da manipulação hormonal do crescimento do folículo pré-ovulatório, que objetivou induzir a ovulação de folículos de tamanhos maiores que resultou em corpos lúteos maiores e maior produção de P4 pós-ovulação (grupo Folículo Grande; FG) ou o oposto (grupo Folículo Pequeno; FP). Espera-se que moléculas que compõem estas vias sejam diferencialmente reguladas nos grupos FG e FP. A possível modulação destas vias moleculares por diferentes ambientes endócrinos peri-ovulatórios será fundamental na definição de assinaturas moleculares associadas à maior ou menor probabilidade de sucesso gestacional. Mais especificamente, espera-se que moléculas identificadas como diferencialmente reguladas pelo modelo experimental proposto possam ser futuramente investigadas como potenciais marcadores prognósticos ou diagnósticos do sucesso gestacional. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAMOS, RONEY S.; OLIVEIRA, MILENA L.; IZAGUIRRY, ARYELE P.; VARGAS, LAURA M.; SOARES, MELINA B.; MESQUITA, FERNANDO S.; SANTOS, FRANCIELLI W.; BINELLI, MARIO. The periovulatory endocrine milieu affects the uterine redox environment in beef cows. Reproductive Biology and Endocrinology, v. 13, MAY 10 2015. Citações Web of Science: 22.
BINELLI, MARIO; SCOLARI, SAARA C.; PUGLIESI, GUILHERME; VAN HOECK, VEERLE; GONELLA-DIAZA, ANGELA M.; ANDRADE, SONIA C. S.; GASPARIN, GUSTAVO R.; COUTINHO, LUIZ L. The Transcriptome Signature of the Receptive Bovine Uterus Determined at Early Gestation. PLoS One, v. 10, n. 4 APR 7 2015. Citações Web of Science: 14.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RAMOS, Roney dos Santos. Efeito do ambiente endócrino peri-ovulatório na qualidade do ambiente uterino em vacas de corte: regulação no metabolismo das poliaminas, estresse oxidativo e proliferação celular. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Pirassununga.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.