Busca avançada
Ano de início
Entree

A Educação Matemática no Brasil na visão de pesquisadores

Processo: 12/20060-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 16 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Viggiani Bicudo
Beneficiário:Jamur Andre Venturin
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática   Fenomenologia (filosofia)

Resumo

Esta pesquisa tem como tema de investigação a Educação Matemática. Como pergunta de fundo, buscamos compreender "O que está sendo a Educação Matemática (EM) no Brasil?". Para tanto, interrogamos a Educação Matemática com a pergunta: "O que os pesquisadores em Educação Matemática no Brasil, dizem da Educação Matemática?". O objetivo é o de buscar compreender o significado de Educação Matemática nos seus diferentes modos de se presentificar nos discursos dos pesquisadores que atuam no Brasil, focando essa área de investigação e tendo por meta delinear seu estilo. Para constituirmos os dados, selecionamos os pesquisadores citados no III SIPEM, dada a pesquisa efetuada com os trabalhos apresentados neste seminário. A proposta é dizer do que está aí, a saber, a Educação Matemática, a partir do que é explicitado e não de teorias que dizem sobre o que ela é, sendo, portanto, assumida uma postura fenomenológica. A análise de dados passará por dois momentos a Ideográfica e a Nomotética. No primeiro são explicitadas as Unidades de Significado (US) a partir do discurso de cada sujeito significativo, constituídas à luz da interrogação. No segundo procuramos reunir as US, buscando suas convergências; é o instante em que passamos do individual para o geral, constituindo os Invariantes ou Núcleos de Significado, que dizem da Educação Matemática, do que ela está sendo e indicando linhas que avançam para o seu vir-a-ser. Como resultado, a investigação pretende indicar as atuais tendências de investigação; qual é a compreensão dos pesquisadores do que está sendo a Educação Matemática; e refletir sobre esta região de inquérito elaborando uma meta-compreensão do investigado. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VENTURIN, Jamur Andre. A educação matemática no Brasil da perspectiva do discurso de pesquisadores. 2015. 541 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Geociências e Ciências Exatas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.