Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização cariotípica de uma população de Mazama gouazoubira (ARTIODACTYLA; CERVIDAE) do Pantanal da Nhecolândia

Processo: 12/21044-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:José Maurício Barbanti Duarte
Beneficiário:Mirela Pelizaro Valeri
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Citogenética   Evolução cariotípica   Marcadores genéticos   Translocação   Mazama gouazoubira   Nhecolândia (MS)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Banda G | Cervídeo | Citogenética | Mazama gouazoubira | Citogenética de cervídeos

Resumo

A família Cervidae, pertencente à ordem Artiodactyla, possui grande número de espécies e destaca-se por sua diversidade cariotípica, com extensa variação do número de cromossomos e presença de cromossomos supranumerários. Devido a essa variação a família é adequada para estudos citogenéticos. Já foi descrito para Mazama gouazoubira polimorfismo cromossômico devido a translocações Robertsonianas e presença de cromossomos supranumerários, porém, nenhum dos cromossomos envolvidos nas translocações foi identificado até o presente, carecendo da definição desses cromossomos para conhecer um pouco mais sobre os padrões de evolução cariotípica dos Cervídeos Neotropicais. Foi identificado na população de M. gouazoubira da Fazenda Nhumirim, localizada no Pantanal da Nhecolândia, a presença de vários animais portadores de translocação Robertsoniana. Assim, o presente estudo tem como objetivo caracterizar citogeneticamente está população, investigar a frequência de translocações Robertsonianas e identificar os cromossomos envolvidos na mesma. Para tanto, serão analisados cromossomos obtidos a partir da cultura de fibroblastos de 15 animais (nove machos e seis fêmeas) através da coloração convencional. Os animais portadores de translocação Robertsoniana terão seus cromossomos submetidos à técnica de bandamento G para identificação dos cromossomos envolvidos nessa translocação. A análise dos resultados será feita pela frequência de animais portadores da translocação e pela identificação e frequência dos cromossomos envolvidos na mesma. Com isso, espera-se conhecer os padrões de fixação dos rearranjos cromossômicos nessa população e poder entender os processos de especiação cromossômica, comum no gênero Mazama.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VALERI, MIRELA P.; TOMAZELLA, IARA M.; DUARTE, JOSE M. B.. Intrapopulation Chromosomal Polymorphism in Mazama gouazoubira (Cetartiodactyla; Cervidae The Emergence of a New Species?. Cytogenetic and Genome Research, v. 154, n. 3, p. 147-152, . (12/21044-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.