Busca avançada
Ano de início
Entree

As sementes florestais tropicais na economia rural comunitária do rio Xingu na Amazônia Brasileira

Processo: 12/23464-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 05 de março de 2013
Vigência (Término): 04 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Conservação da Natureza
Pesquisador responsável:Edson José Vidal da Silva
Beneficiário:Danilo Ignacio de Urzedo
Supervisor no Exterior: Erin O. Sills
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Local de pesquisa: North Carolina State University (NC State), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/10142-4 - A socioeconomia do manejo comunitário e familiar das sementes florestais nas cabeceiras do rio Xingu, Mato Grosso, BP.MS
Assunto(s):Manejo florestal   Agricultura familiar   Sementes

Resumo

Ao longo das últimas décadas, os produtos florestais não madeireiros têm sido avaliados como relevantes meios de promoção do desenvolvimento rural e conservação dos ecossistemas, no entanto, o potencial econômico tem sido profundamente debatido na literatura. O presente estudo tem como objetivo avaliar a econômica do manejo comunitário e familiar de sementes florestais tropicais a partir da teoria da produção familiar, envolvendo os benefícios socioambientais, as finanças e a caracterização do modelo de produção rural de comunidades da região do rio Xingu na Amazônia mato-grossense. As comunidades de estudo consistem em coletores de sementes florestais da Rede de Sementes do Xingu, abrangendo comunidades indígenas, agricultores familiares e viveiristas. O levantamento de dados foi realizado por meio de entrevistas semi-estruturas e monitoramento da produção de sementes nas comunidades de estudo. Desta forma, a presente proposta de estágio no exterior tem a finalidade à análise dos dados coletados na Universidade do Estado da Carolina do Norte a partir da elaboração de metodologias em modelagem de dados qualitativos e quantitativos para a avaliação econométrica, benefícios e análise do modelo de produção de comunidades rurais, fundamentada na teoria de produção familiar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
URZEDO, D. I.; VIDAL, E.; SILLS, E. O.; PINA-RODRIGUES, F. C. M.; JUNQUEIRA, R. G. P. Tropical forest seeds in the household economy: effects of market participation among three sociocultural groups in the Upper Xingu region of the Brazilian Amazon. ENVIRONMENTAL CONSERVATION, v. 43, n. 1, p. 13-23, MAR 2016. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.