Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel funcional da isoforma 4 da NADPH oxidase (NOX4) na Síndrome de Marfan

Processo: 12/23490-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Francisco Rafael Martins Laurindo
Beneficiário:Thayna Meirelles Santos
Supervisor no Exterior: Gustavo Egea
Instituição-sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universitat de Barcelona (UB), Espanha  
Vinculado à bolsa:10/50978-9 - Papel funcional da dissulfeto isomerase proteica no processamento da fibrilina-1 e homeostase redox na Síndrome de Marfan, BP.DR
Assunto(s):NADPH oxidase

Resumo

As manifestações cardiovasculares, particularmente aneurismas aórticos, são a principal causa de morbi-mortalidade na Síndrome de Marfan (SM), causada por mutações no gene da fibrilina-1, principal proteína das microfibrilas elásticas. Nosso projeto de doutorado foca no estudo de processos redox associados ao processamento da fibrilina-1 mutada na SM. Dados obtidos na nossa investigação in vivo na SM demonstram pela primeira vez o envolvimento de ROS produzidos pela NADPH oxidase na progressão da doença aórtica na SM. A produção de ROS aumentada na SM está associada à expressão de distintas isoformas da NAPDH oxidase ao longo da evolução temporal da doença. O aumento da Nox2 é paralelo à progressão da doença nos estágios mais tardios, enquanto Nox4 está aumentada nas aortas dos animais SM independente da idade. Além disto, vimos uma clara associação entre a reversão do fenótipo aórtico e a manutenção da maior produção de ROS na SM, e o agravamento do aneurisma associado à depleção da produção destas espécies. Estes resultados nos sugerem que ROS podem exercer papel protetor na aorta, análogo a um efeito vaso e cardioprotetor já descrito na literatura em diferentes modelos. O objetivo geral do presente projeto é investigar o envolvimento da isoforma 4 da NADPH oxidase (Nox4) no desenvolvimento e progressão da Síndrome de Marfan, através da comparação de dois modelos animais da SM (com diferentes mutações da fibrilina-1) e nocautes para esta proteína. Objetivos específicos: 1) Desenvolver por cruzamentos sucessivos dois modelos animais nocautes para Nox4 e com SM portadores de diferentes mutações na fibrilina-1; 2) Avaliar o papel funcional da Nox4 na SM, comparando ambos os modelos desenvolvidos. A elucidação do papel da Nox4 na SM, inclusive localizando-a nas vias de sinalização mediadas por TGF-beta e implicadas no desencadeamento e progressão da doença, pode ter importantes implicações terapêuticas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MEIRELLES, THAYNA; ARAUJO, THAIS L. S.; NOLASCO, PATRICIA; MORETTI, ANA I. S.; GUIDO, MARIA C.; DEBBAS, VICTOR; PEREIRA, LYGIA V.; LAURINDO, FRANCISCO R. Fibrillin-1 mg Delta(lPn) Marfan syndrome mutation associates with preserved proteostasis and bypass of a protein disulfide isomerase-dependent quality checkpoint. INTERNATIONAL JOURNAL OF BIOCHEMISTRY & CELL BIOLOGY, v. 71, p. 81-91, FEB 2016. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.