Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil de expressão gênica em células de melanócitos humanos após exposição ao carbaril e radiação UV

Processo: 12/23621-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 23 de setembro de 2013
Vigência (Término): 22 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Toxicologia
Pesquisador responsável:Silvia Berlanga de Moraes Barros
Beneficiário:Bianca Ferrucio
Supervisor no Exterior: Richard S. Paules
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: National Institutes of Health, Research Triangle Park (NIH), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:10/17891-7 - Avaliação da influência do carbaril sobre os efeitos da radiação UV em melanócitos humanos em cultura, BP.DR
Assunto(s):Carbaril   Melanócitos   Expressão gênica   Melanoma

Resumo

A toxicogenômica tem evoluído rapidamente acerca da descoberta de biomarcadores da toxicidade, da avaliação de múltiplas vias de toxicidade, e da elucidação das respostas dos organismos frente ao estresse ambiental. Respostas biológicas a exposições ambientais podem ser eventos muito dinâmicos, uma vez que um composto pode apresentar múltiplos modos de ação, cada um com inúmeros eventos-chave. Portanto, a investigação de possíveis efeitos tóxicos representa grande desafio, especialmente com relação a doenças complexas e de longo prazo, como o câncer. A análise global da expressão gênica utilizando a tecnologia de microarray é uma abordagem eficaz para determinar vias alteradas ao nível transcripcional, através do monitoramento simultâneo da expressão de milhares de genes, e pode ser usada para a previsão e avaliação do mecanismo de ação de cancerígenos humanos, em doses muito mais baixas e em menores períodos de tempo do que os ensaios tradicionais de toxicidade. Neste projeto de pesquisa, pretende-se caracterizar o perfil de resposta de melanócitos humanos expostos ao carbaril usando microarrays e pesquisar genes possivelmente envolvidos na toxicidade do carbaril relacionada à melanomagênese, bem como comparar estas respostas à exposição de carbaril associada à radiação UV, à radiação UV isolada e à células de melanoma humano não tratadas. Como já foi relatado anteriormente em um estudo epidemiológico, esperamos poder associar o inseticida carbaril ao desenvolvimento do melanoma cutâneo; além disso, acreditamos que este evento pode ocorrer de forma sinérgica com a radiação UV, o principal fator etiológico para o melanoma. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERRUCIO, BIANCA; TIAGO, MANOELA; FANNIN, RICHARD D.; LIU, LIWEN; GERRISH, KEVIN; MARIA-ENGLER, SILVYA STUCHI; PAULES, RICHARD S.; DE MORAES BARROS, SILVIA BERLANGA. Molecular effects of 1-naphthyl-methylcarbamate and solar radiation exposures on human melanocytes. TOXICOLOGY IN VITRO, v. 38, p. 67-76, FEB 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.