Busca avançada
Ano de início
Entree

Importância da preferência por itens ambientais para a truta arco-íris, Oncorhynchus mykiss

Processo: 12/24433-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 05 de agosto de 2013
Vigência (Término): 04 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Gilson Luiz Volpato
Beneficiário:Caroline Marques Maia
Supervisor no Exterior: Victoria Anne Braithwaite
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Local de pesquisa : Pennsylvania State University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/06104-0 - Dê aos animais o que eles preferem: validação de um índice de preferência por meio de testes de esforço, BP.DR
Assunto(s):Motivação

Resumo

Testes de preferência tem sido utilizados na literatura visando identificar condições de bem-estar aos animais. Entretanto, geralmente as preferências têm sido inferidas a partir de escolhas momentâneas. Recentemente demonstramos (Maia, 2012) que escolhas momentâneas são diferentes de preferências (= escolhas consistentes ao longo do tempo). Nesse contexto, o próximo passo é saber se condições de preferência provocam estados internos e comportamentais de maior conforto que aquelas que são apenas de escolha do animal, assim representando um reforçamento mais significativo. Nossa predição é que peixes se esforcem mais para obter condições de sua preferência do que aquelas identificadas como apenas de escolha esporádica. Aqui investigaremos o peixe truta arco-íris (Oncorhynchus mykiss), visando à comparação dos dados que serão obtidos com aqueles que serão obtidos para a tilápia-do-Nilo (projeto de doutorado, FAPESP, proc. n° 2012/06104-0) assim cobrindo duas das principais espécies da aquacultura mundial. Para tanto, avaliaremos as escolhas da truta em teste de múltipla escolha, com 5 opções disponíveis, durante 10 dias consecutivos. Determinaremos as escolhas e preferências de cada indivíduo em relação a condições de coloração ambiental, refúgios e presença de coespecíficos no ambiente. Em seguida, aplicaremos dois tipos de teste de motivação: um em que o animal se esforçará fisicamente para acessar o recurso (preferido ou escolhido) e outro no qual o animal deverá passar por um caminho com estímulos aversivos para acessar o recurso (preferido ou escolhido). Prevemos um mínimo de 10 réplicas para cada condição. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Cores vibrantes aumentam apetite em peixes  

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAIA, C. M.; FERGUSON, B.; VOLPATO, G. L.; BRAITHWAITE, V. A. Physical and psychological motivation tests of individual preferences in rainbow trout. JOURNAL OF ZOOLOGY, v. 302, n. 2, p. 108-118, JUN 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.