Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do papel da Nox2 endotelial na disfunção vascular e falência da migração de neutrófilos para o foco da infecção na sepse

Processo: 12/24677-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Fernando de Queiroz Cunha
Beneficiário:Silvia Cellone Trevelin
Supervisor no Exterior: Ajay M. Shah
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : King's College London, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:11/03293-3 - Papel dos produtos derivados da Nox2 na patogênese da sepse, BP.DR
Assunto(s):Inflamação

Resumo

Sepse é uma das principais causas de mortalidade nas unidades de terapia intensiva. Esta síndrome se desenvolve quando a resposta do hospedeiro á infecção é inadequada o que resulta em bacteremia, inflamação sistêmica, colapso cardiovascular e morte. A disfunção vascular na sepse pode culminar com o estado de choque caracterizado por hipotensão prolongada e não responsiva a agentes vasoconstritores, assim como a falência múltipla de órgãos. A flavoproteína Nox2 é uma importante fonte de espécies reativas derivadas do oxigênio (EROS) e o aumento de sua atividade foi relacionado tanto a doenças cardiovasculares quanto a enfermidades infecciosas. Uma vez que durante a sepse há grande síntese e liberação de EROS propõem-se investigar o papel da Nox2 endotelial no colapso vascular e se a mesma controla a migração de neutrófilos para o foco da infecção. Para isso será induzida a sepse em animais selvagens e naqueles cuja Nox2 foi deletada somente no endotélio vascular, e verificados: marcadores de lesão orgânica (aspartato- animotransferase, enzima creatina kinase isoforma MB e uréia), pressão arterial, síntese de EROS no coração e aorta, sequestro de neutrófilos no pulmão, testes de função vascular, quantificação bacteriana no lavado peritoneal e sangue, microscopia intravital realizada no leito mesentérico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TREVELIN, SILVIA CELLONE; DOS SANTOS, CELIO XAVIER; FERREIRA, RAPHAEL GOMES; LIMA, LARISSA DE SA; SILVA, RANGEL LEAL; SCAVONE, CRISTOFORO; CURI, RUI; CARLOS ALVES-FILHO, JOSE; CUNHA, THIAGO MATTAR; ROXO-JUNIOR, PERSIO; CERVI, MARIA-CELIA; MARTINS LAURINDO, FRANCISCO RAFAEL; HOTHERSALL, JOHN STEPHEN; COBB, ANDREW M.; ZHANG, MIN; IVETIC, ALEKSANDAR; SHAH, AJAY M.; LOPES, LUCIA ROSSETTI; CUNHA, FERNANDO QUEIROZ. Apocynin and Nox2 regulate NF-kappa B by modifying thioredoxin-1 redox-state. SCIENTIFIC REPORTS, v. 6, OCT 4 2016. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.