Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do torque muscular em indivíduos com Síndrome da Dor Femoropatelar

Processo: 12/13734-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Débora Bevilaqua Grossi
Beneficiário:Letícia Villani de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Joelho

Resumo

Uma das disfunções mais comuns no membro inferior é a Síndrome da Dor Femoropatelar (SDFP) caracterizada por dor na região frontal do joelho que se agrava com atividades que aumentam as forças compressivas na articulação geralmente associada à atividades que envolvem descarga de peso no membro inferior. A etiologia da SDFP não está claramente definida e acredita-se que tenha origem de alterações biomecânicas e estruturais. Recentemente tem sido sugerido que alterações no padrão de força muscular do quadríceps podem alterar a área de contato e o estresse na articulação femoropatelar, aumentando o stress, bem como a fraqueza da musculatura estabilizadora do quadril pode levar ao aumento da adução de quadril e da rotação medial femoral e alterar o tracionamento patelar, também aumentando o estresse da articulação e exacerbando os sintomas de dor. O objetivo desse estudo será avaliar o torque da musculatura do quadríceps e do quadril em mulheres com e sem SDFP. Participarão deste estudo 20 voluntárias saudáveis e 20 voluntárias com SDFP. Todos os pacientes serão selecionados dentro do Campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e serão inclusos no estudo todos que atenderem aos critérios de inclusão e exclusão para os grupos Saudáveis e SDFP. Será avaliado o torque dos seguintes grupos musculares: flexores e extensores de joelho, abdutores e adutores de quadril, rotadores laterais e rotadores mediais de quadril, flexores e extensores do quadril. Espera-se com os resultados desse projeto contribuir para elaboração uma proposta de avaliação que subsidie o melhor tratamento da SDFP.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LETÍCIA VILLANI DE OLIVEIRA; MARCELO CAMARGO SAAD; LILIAN RAMIRO FELÍCIO; DÉBORA BEVILAQUA GROSSI. Muscle strength analysis of hip and knee stabilizers in individuals with Patellofemoral Pain Syndrome. Fisioter. Pesqui., v. 21, n. 4, p. 327-332, Dez. 2014.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.