Bolsa 12/13734-0 - Síndrome da dor patelofemoral, Dor musculoesquelética - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do torque muscular em indivíduos com Síndrome da Dor Femoropatelar

Processo: 12/13734-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Débora Bevilaqua Grossi
Beneficiário:Letícia Villani de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Síndrome da dor patelofemoral   Dor musculoesquelética   Joelho   Biomecânica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:femoropatelar | Joelho | Sdfp | torque muscular | Biomecânica musculo-esquelética

Resumo

Uma das disfunções mais comuns no membro inferior é a Síndrome da Dor Femoropatelar (SDFP) caracterizada por dor na região frontal do joelho que se agrava com atividades que aumentam as forças compressivas na articulação geralmente associada à atividades que envolvem descarga de peso no membro inferior. A etiologia da SDFP não está claramente definida e acredita-se que tenha origem de alterações biomecânicas e estruturais. Recentemente tem sido sugerido que alterações no padrão de força muscular do quadríceps podem alterar a área de contato e o estresse na articulação femoropatelar, aumentando o stress, bem como a fraqueza da musculatura estabilizadora do quadril pode levar ao aumento da adução de quadril e da rotação medial femoral e alterar o tracionamento patelar, também aumentando o estresse da articulação e exacerbando os sintomas de dor. O objetivo desse estudo será avaliar o torque da musculatura do quadríceps e do quadril em mulheres com e sem SDFP. Participarão deste estudo 20 voluntárias saudáveis e 20 voluntárias com SDFP. Todos os pacientes serão selecionados dentro do Campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e serão inclusos no estudo todos que atenderem aos critérios de inclusão e exclusão para os grupos Saudáveis e SDFP. Será avaliado o torque dos seguintes grupos musculares: flexores e extensores de joelho, abdutores e adutores de quadril, rotadores laterais e rotadores mediais de quadril, flexores e extensores do quadril. Espera-se com os resultados desse projeto contribuir para elaboração uma proposta de avaliação que subsidie o melhor tratamento da SDFP.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LETÍCIA VILLANI DE OLIVEIRA; MARCELO CAMARGO SAAD; LILIAN RAMIRO FELÍCIO; DÉBORA BEVILAQUA GROSSI. Análise da força muscular dos estabilizadores do quadril e joelho em indivíduos com Síndrome da Dor Femoropatelar. Fisioter. Pesqui., v. 21, n. 4, p. 327-332, . (12/13734-0)