Busca avançada
Ano de início
Entree

Respostas bioquímicas e genotóxicas em peixes Astyanax sp expostos à efluentes de esgoto tratado e não tratado da Estação de Tratamento de Esgoto de São José do Rio Preto.

Processo: 12/22691-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Eduardo Alves de Almeida
Beneficiário:Danielly Pereira Garcia
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Biomarcadores   Esgotos sanitários   Ecotoxicologia

Resumo

O despejo de efluentes domésticos e industriais são as principais fontes de contaminação do ambiente aquático, assim como a lixiviação dos solos utilizados na agricultura em que são utilizados pesticidas e fertilizantes. Os contaminantes provenientes destes locais são liberados em rios, lagos e oceanos, podendo gerar efeitos nocivos aos animais aquáticos tais como alterações fisiológicas, doenças genéticas e até a morte. O tratamento nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) não remove os contaminantes orgânicos que estão em concentração traço. O objetivo do trabalho é verificar se há diferenças genotóxicas e bioquímicas em peixes lambari da espécie Astyanax sp, expostos a águas retiradas de diferentes pontos localizados nas proximidades da ETE de São José do Rio Preto. Em uma exposição de 7 dias. O teste de genotoxicidade será realizado com ensaio de cometa retirando o sangue dos animais. Como biomarcadores de contaminação em brânquia e fígado será avaliado as enzimas Glutationa S-transferase (GST), 7-Etoxiresorufina-¸-deetilase EROD e níveis de peroxidação lipídica (MDA) que atuam no combate ao estresse oxidativo gerado após a exposição a contaminantes, desta forma poderemos verificar a eficiência do tratamento de efluente frente aos poluentes químicos.