Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização da eletroforese e bioquímico séricos na abordagem clínica de cordeiros prematuros submetidos a protocolos terapêuticos emergenciais para estimulação da atividade respiratória.

Processo: 12/22897-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Luiz Claudio Nogueira Mendes
Beneficiário:Daniela Scantamburlo Denadai
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária (FMVA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Neonatologia   Eletroforese de proteínas   Proteínas da fase aguda   Cordeiros

Resumo

O objetivo do trabalho é avaliar a eficácia de diferentes protocolos terapêuticos na abordagem clínica de cordeiros prematuros para estimular a atividade respiratória. Os animais serão divididos em cinco grupos com no mínimo cinco animais cada, sendo que cada grupo receberá um tratamento diferente, com exceção do grupo I que será constituído por animais a termo (145 dias) e o grupo II que será de cordeiros prematuros sem nenhuma intervenção. Os cordeiros que constituirão o grupo I nascerão de parto normal e os outros cordeiros, prematuros, nascerão por meio de cesariana eletiva. Será realizada a coleta de amostras sanguíneas dos animais para realização da hemogasometria, hemograma completo, perfil hepático e renal, determinação sérica de glicose, lactato, cortisol, insulina e determinação das frações protéicas por eletroforese em gel de poliacrilamida imediatamente após o nascimento, aos 60 minutos, às 6, às 12, às 24 e às 48 horas após o nascimento. As variáveis serão submetidas à análise de variância (ANOVA), para determinar se há diferença entre os grupos e entre os momentos, com nível de significância de 5%.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOVINO, F.; DENADAI, D. S.; AVILA, L. G.; DESCHK, M.; SANTOS, P. S. P.; FEITOSA, F. L. F.; PEIRO, J. R.; MENDES, L. C. N. Influence of dexamethasone and surfactant in the vitality and lung function of preterm lambs born by cesarean section. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 71, n. 1, p. 44-52, JAN-FEB 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.