Bolsa 12/23022-7 - Reprodução animal, Canibalismo animal - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Conflito entre esforço parental e esforço de acasalamento no opilião Serracutisoma proximum (Arachnida: Opiliones): pais dedicados ou garanhões interesseiros?

Processo: 12/23022-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2013
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Glauco Machado
Beneficiário:Louise Alissa de Morais
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Reprodução animal   Canibalismo animal   Seleção sexual   Controle parental   Acasalamento   Arachnida
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alocação reprodutiva | canibalismo filial | certeza da paternidade | cuidado paternal facultativo | demandas conflitantes | Seleção sexual | Reprodução

Resumo

De acordo com a teoria da alocação reprodutiva, os indivíduos parentais são selecionados a otimizar, em cada evento reprodutivo, a alocação de recursos e energia entre o esforço parental e o esforço de acasalamento, maximizando assim o sucesso reprodutivo total. Em espécies com cuidado paternal, as demandas conflitantes entre esforço parental e esforço de acasalamento são particularmente evidentes, pois enquanto estão exercendo cuidado, os machos podem estar privados da possibilidade de copular com outras fêmeas. Serracutisoma proximum é um opilião em que os machos defendem haréns na vegetação e que podem exercer cuidado paternal facultativo se as fêmeas desertarem ou morrerem. A espécie, portanto, é um bom modelo para testar as seguintes hipóteses: (1) quanto maior a atratividade de um macho, menor é a probabilidade de que este macho exerça cuidado paternal facultativo e maior a probabilidade dele exercer canibalismo filial; (2) quanto maior o valor da prole, mensurado aqui como o número de ovos na desova, maior a probabilidade que o macho exerça cuidado paternal facultativo e menor a probabilidade dele exercer canibalismo filial; (3) quanto maior a certeza da paternidade, maior a probabilidade que o macho exerça cuidado paternal facultativo e menor a probabilidade dele exercer canibalismo filial. Essas hipóteses serão testadas por meio de um experimento realizado em campo durante o pico da estação reprodutiva. Dado que o cuidado paternal facultativo parece ser um passo intermediário na evolução do cuidado paternal exclusivo, este estudo poderá aumentar nossa compreensão sobre a evolução do cuidado paternal. Se por um lado, estudos recentes mostram que a seleção sexual é uma força importante para a manutenção do cuidado paternal, nossos resultados lançarão luz sobre como este comportamento pode ter aparecido no passado a partir de uma condição ancestral de poliginia por defesa de recursos.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALISSA, L. M.; MUNIZ, D. G.; MACHADO, G.. Devoted fathers or selfish lovers? Conflict between mating effort and parental care in a harem-defending arachnid. JOURNAL OF EVOLUTIONARY BIOLOGY, v. 30, n. 1, p. 191-201, . (11/12795-2, 15/10448-4, 12/23022-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.