Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de isolados de Corynebacterium spp. e sua relação com outros patógenos causadores de mastites e efeitos na CCS/mL de leite e produção leiteira

Processo: 12/24213-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Helio Langoni
Beneficiário:Carolina Polo Camargo da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Leite   Mastite bovina   Corynebacterium

Resumo

A mastite bovina é um dos principais entraves para a pecuária leiteira, uma vez que determina importantes perdas econômicas ocasionadas por redução da produção de leite; morte ou descarte prematuro de vacas; diminuição do rendimento industrial de derivados lácteos; custos com mão-de-obra e com medicamentos para o tratamento dos animais acometidos; e ainda possibilidade de veiculação de patógenos causadores de quadros de toxi-infecções em humanos. Nos casos de mastites bovinas causadas por micro-organismos, quer sejam de origem contagiosa ou ambiental, a correta identificação e avaliação epidemiológica dos agentes envolvidos é extremamente importante, para direcionamento de medidas estratégicas de manejo, com vistas à redução dos casos e seu controle. Dentre os micro-organismos comumente isolados em amostras de leite de vacas com mastite contagiosa, destaca-se Corynebacterium bovis (C. bovis), actinomiceto cujo envolvimento como agente causal - primário ou secundário - nas mastites, ainda é controverso na literatura. Desta maneira, o objetivo do presente estudo é verificar a relação entre a ocorrência de C. bovis com outros patógenos em casos de mastites clínicas e subclínicas, isolados a partir de amostras de leite de um rebanho de vacas holandesas de alta produção, durante um período de oito meses; bem como com resultados de contagem de células somáticas e produção de leite; além do perfil de sensibilidade antimicrobiana in vitro. Espera-se com este estudo obter dados importantes para a compreensão do papel etio-epidemiológico de C. bovis no contexto da mastite bovina, contribuindo para os meios científico e econômico no âmbito do setor lácteo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LANGONI, HELLO; CAMARGO DA SILVA, CAROLINA POLO; TRONCARELLI, MARCELLA ZAMPOLI; TATA, ALESSANDRA; ANACLETO BELAZ, KATIA ROBERTA; EBERLIN, MARCOS NOGUEIRA; JOAQUIM, SAMEA FERNANDES; GUIMARAES, FELIPE FREITAS; PARDO, RENATA BONINI; GOMES, EDUARDO NARDINI. Identification of Corynebacterium bovis by MALDI-mass spectrometry. JOURNAL OF DAIRY SCIENCE, v. 100, n. 6, p. 4287-4289, JUN 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.