Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação da variação no número de cópias gênicas e rearranjos complexos em pacientes com anomalias congênitas e atraso de desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) pela técnica de oligo-array

Processo: 12/25247-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 27 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 26 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Chong Ae Kim
Beneficiário:Roberta Lelis Dutra
Supervisor no Exterior: Maria Joana Lima Barbosa de Melo
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidade de Coimbra (UC), Portugal  
Vinculado à bolsa:10/52710-3 - Investigação etiológica da variação no número de cópias em pacientes com anomalias congênitas e atraso de desenvolvimento neuropsicomotor (ADNPM) pela técnica de MLPA (multiplex ligation-dependent probe ampli, BP.DR

Resumo

Os desequilíbrios genômicos constituem causa frequente de abortamento, anomalias congênitas e atraso de desenvolvimento neuropsicomotor, no entanto a etiologia desses desequilíbrios ainda não é completamente conhecida, o que dificulta o aconselhamento e a conduta de tratamento na maioria dos casos. De fato, com o aprimoramento de novas técnicas de diagnóstico citogenômico, como por exemplo, o MLPA (Multiplex Ligation Probe-dependent Amplification) e as técnicas de array mostraram que a alteração no número normal de cópias gênicas influencia na variabilidade patogênica dos fenótipos em diversas síndromes. Porém, esses métodos são específicos para um número limitado de regiões do genoma, como as síndromes de microdeleções e de microduplicações mais comuns e as regiões subteloméricas. Já a técnica de triagem genômica utilizando o método de array comparative genomic hybridization (array-CGH) possibilita a análise de milhares de alvos genômicos ao mesmo tempo.Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo principal investigar variações do número de cópias gênicas (CNVs) por meio da técnica de array em pacientes com anomalias congênitas e atraso de desenvolvimento neuropsicomotor que tiveram resultados previamente alterados com a aplicação da técnica de MLPA. Como objetivo secundário, será a construção de um novo teste diagnóstico de MLPA, para verificar se os genes envolvidos na formação da instabilidade cromossômica, também estariam alterados nesses mesmos pacientes, uma vez que essas síndromes apresentam rearranjos complexos em comum, e que provavelmente esses genes poderiam ser associados a esses fenótipos raros.A investigação de CNVs dos principais genes relacionados à instabilidade possibilitará uma melhor compreensão da etiologia dos rearranjos cromossômicos e correlação genótipo-fenótipo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CERONI, J. R. M.; DUTRA, R. L.; HONJO, R. S.; LLERENA, JR., J. C.; ACOSTA, A. X.; MEDEIROS, P. F. V.; GALERA, M. F.; ZANARDO, E. A.; PIAZZON, F. B.; DIAS, A. T.; NOVO-FILHO, G. M.; MONTENEGRO, M. M.; MADIA, F. A. R.; BERTOLA, D. R.; DE MELO, J. B.; KULIKOWSKI, L. D.; KIM, C. A. A Multicentric Brazilian Investigative Study of Copy Number Variations in Patients with Congenital Anomalies and Intellectual Disability. SCIENTIFIC REPORTS, v. 8, SEP 6 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.