Reflexão sobre a relação entre metafísica e moral a partir de Kant e Nietzsche
A noção de sujeito em Foucault e Viveiros de Castro: da enunciação à perspectiva
Vontade de verdade e experimentalismo no Para Além de Bem e Mal de Nietzsche
Processo: | 12/20446-0 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de julho de 2013 |
Data de Término da vigência: | 31 de dezembro de 2013 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia |
Pesquisador responsável: | Thelma Silveira da Mota Lessa da Fonseca |
Beneficiário: | Rafael Amaral Hyertquist Bordini |
Instituição Sede: | Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil |
Assunto(s): | Filosofia contemporânea Linguagem Perspectivismo Verdade Análise crítica do discurso Análise de conteúdo Friedrich Nietzsche |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Devir | Linguagem | Nietzsche | Perspectivismo | Verdade | Filosofia contemporânea |
Resumo Este projeto de pesquisa procura mostrar que Nietzsche percorreu as sendas do devir heraclitiano ao longo de sua obra, e é precisamente essa influência que Heráclito exerceu na filosofia de Nietzsche que oferece subsídios para o presente trabalho. O primeiro objetivo é o de perpassar a crítica de Nietzsche a noção de verdade. Nietzsche defende um mecanismo de disputa de interpretações em detrimento de um sistema de verdades eternas ou de uma teoria do conhecimento. O filósofo se posiciona a favor de um "perspectivismo" contrário à crença de uma verdade acabada e livre de questionamentos. O propósito em sua primeira etapa será compreender como podemos atribuir ao devir de Heráclito uma via de mão dupla, em que Nietzsche se apropria para conduzir sua crítica à verdade, e também, em que medida, o devir é ponto de partida para a elaboração de seu "perspectivismo". Na segunda etapa, pretendo propor uma discussão pormenorizada a partir desta noção de "perspectivismo" , eis que surge o problema: o "perspectivismo " não sugeriria uma espécie de teoria do conhecimento às avessas, o que Nietzsche enfaticamente criticava?(AU) | |
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