Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da participação do receptor Dectina-1 na atividade fungicida e na produção de metabólitos do oxigênio de neutrófilos e monócitos humanos desafiados com Paracoccidioides Brasiliensis

Processo: 12/23537-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Luciane Alarcão Dias-Melicio
Beneficiário:Juliana Carvalho de Quaglia e Silva
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Paracoccidioides brasiliensis   Peróxido de hidrogênio   Monócitos   Neutrófilos

Resumo

Estudos têm demonstrado que o reconhecimento inicial de microrganismos é mediado por receptores celulares expressos em células da imunidade inata, denominados receptores de reconhecimento de padrões (PRRs). Assim, a interação entre moléculas de superfície dos patógenos e receptores homólogos, presentes na membrana celular de fagócitos, modulam a fagocitose e a ativação celular. Trabalhos têm demonstrado ainda a importância da estimulação de receptores toll-like 2 e 4 (TLR2 e TLR4), receptores de manose (MR) e dectina-1 de fagócitos, tanto em infecções bacterianas como fúngicas, culminando com indução de produção de várias citocinas. O reconhecimento fúngico via dectina-1 pode induzir uma série de respostas celulares protetoras contra fungos. Dessa forma, os objetivos do presente projeto serão: 1) Avaliar a expressão da dectina-1 por monócitos e neutrófilos humanos ativados com diferentes citocinas, e desafiados in vitro com diferentes cepas de P. brasiliensis; e 2) Avaliar a participação da dectina-1 sobre a atividade de monócitos e neutrófilos humanos ativados com diferentes citocinas, e desafiados in vitro com diferentes cepas de P. brasiliensis, por meio da avaliação da atividade fungicida e produção de peróxido de hidrogênio. Portanto, o estudo da interação das diferentes cepas de P. brasiliensis com o receptor dectina-1 da superfície de monócitos e neutrófilos humanos, permitirá uma melhor compreensão das vias de ativação dessas células durante o confronto fungo-fagócito podendo culminar com a morte do fungo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE QUAGLIA E SILVA, JULIANA CARVALHO; DELLA COLETTA, AMANDA MANOEL; GARDIZANI, TAIANE PRISCILA; ROMAGNOLI, GRAZIELA GORETE; KANENO, RAMON; DIAS-MELICIO, LUCIANE ALARCAO. Involvement of the Dectin-1 Receptor upon the Effector Mechanisms of Human Phagocytic Cells against Paracoccidioides brasiliensis. JOURNAL OF IMMUNOLOGY RESEARCH, 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.